Empossados 19 novos professores e uma médica do trabalho

Foram empossados, na tarde da última sexta-feira (30), 20 servidores para Fortaleza e para os campi de Sobral e Quixadá na Universidade Federal do Ceará, dos quais 19 são professores e uma é médica, para a Divisão de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante (DPASE). O ato de posse aconteceu no auditório da Pró-Reitoria de Extensão e foi presidido pelo Reitor Jesualdo Farias, que compôs mesa com o Vice-Reitor Henry de Holanda Campos e com o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas (Progep), Prof. Serafim Ferraz. Após a leitura do termo de posse, o Prof. Jesualdo Farias deu as boas vindas aos recém-empossados fazendo questão de, antes, ressaltar o trabalho da Progep no tocante à agilidade em conduzir os processos de nomeação e posse.

O Prof. Jesualdo Farias disse considerar importante a presença dele e do Vice-Reitor naquele evento para apresentar a UFC "e vocês terem ideia da instituição na qual estão ingressando. Com apenas 60 anos de criação e 58 de efetivo funcionamento, contamos com cerca de 2.200 professores efetivos (dos quais 1.300 com doutorado), 138 visitantes e temporários e 59 professores básicos, técnicos e tecnológicos; cerca de 3.600 servidores técnico-administrativos; e 1.800 terceirizados (para desempenhar funções para as quais não mais existe concurso público)", disse aos empossados.

"A nossa comunidade é composta por aproximadamente 53 mil pessoas", informou o Reitor, passando a detalhar: são 28 mil estudantes de graduação presencial, distribuídos em 108 cursos; 6 mil estudantes em regime semipresencial; 6.500 alunos nos 105 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado); e 4 mil nas Casas de Cultura. E observou que dos 184 municípios cearenses, somente 30 têm população maior que 50 mil habitantes. Neste ano, ingressaram na UFC, por meio do sistema ENEM-SiSU, 6.308 estudantes, dos quais 97% são cearenses e apenas 3% de outros estados.

Quanto à expansão da UFC para o Interior, o Reitor citou os campi de Sobral e Quixadá e os que serão criados em Crateús e Russas. Falou do processo de transformação do campus do Cariri em universidade federal – com os 11 cursos de graduação e um de pós-graduação –, até então da UFC, que será acrescida de campi em Icó e Brejo Santo.

UFC E SAÚDE – Mostrou ainda o Prof. Jesualdo Farias outra face da UFC, que engloba o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, que passam por reformas em suas instalações físicas e receberam equipamentos de ponta para diagnóstico, como um tomógrafo e um aparelho de ressonância magnética, que será o único a atender pacientes totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "O HUWC passará de seis para 48 leitos de UTI", também informou o Reitor.

QUEM SÃO – Foram empossados como professores do magistério superior Adonay Rodrigues Loiola e Cristiane Pinto Oliveira, para o Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, do Centro de Ciências; Adriano Frutuoso da Silva, Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, do Centro de Tecnologia; Aline Teresinha Basso, Renata Kely da Silva e Joelma Damasceno de Matos, para o Instituto de Cultura e Arte; Artur Rodrigues Araruna, Elvis Miguel Galeas Stancanelli e Rubens Fernandes Nunes, para o Campus de Quixadá; Leila Carla Silva Magalhães e Michel Reis Abdalla, para o Campus de Sobral; Daniela Giareta Durante, Kilvia Sousa Ferreira, Leandro de Almeida Rocco, Pablo Urano Castelar e Vitor Borges Monteiro, para a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC); Sérgio Bezerra Lima Junior, para o Instituto de Ciências do Mar; Luciano Pamplona de Goes Cavalcanati, para o Departamento de Saúde Comunitária, da Faculdade de Medicina; Cleber Domingos Cunha da Silva, para o Departamento de Farmácia, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem; e Joana Gurgel Holanda Filha, Médica do Trabalho, para a Divisão de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 / 3366 7332