UFC entrega hoje título de professor emérito a Manassés Fonteles

Imagem: Professor Manassés é médico e professor titular da UFC e UECE (Foto: Divulgação / UECE)Em solenidade nesta quinta-feira (5), às 19h, no auditório da Reitoria, o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, entregará o título de professor emérito ao Prof. Manassés Claudino Fonteles. O homenageado é médico e professor titular da UFC e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na qual foi reitor, função que exerceu, também, na Universidade Mackenzie.

Na solenidade, o homenageado será saudado pelo Prof. Aldo Ângelo Moreira Lima, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, da Faculdade de Medicina da UFC.

A concessão do título foi proposta pela chefia departamental e pela Coordenação da Pós-Graduação em Farmacologia. Tendo em vista o parecer favorável do relator, Prof. José Luciano Bezerra Moreira, foi aprovada pelo Conselho Universitário no dia 26 de junho de 2012. Na proposta, o relator apresentou fundamentadas razões que fazem do Prof. Manassés merecedor da honraria, destacando seu desempenho como docente, pesquisador e gestor.

SAIBA MAIS SOBRE MANASSÉS FONTELES – Graduou-se em Medicina pela UFC em 1967. Obteve os títulos de doutor em Farmacologia pelo Faculdade Médica da Geórgia (1974) e pós-doutor na Universidade de Rochester (Nova York, 1979-1980).

Nos Estados Unidos, é professor clínico da Universidade da Virgínia. Como médico e pesquisador, tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Cardiorrenal.

Atua, principalmente, nos seguintes temas: preservação renal para transplante, hormônios natriuréticos e anti-hipertensivos como a guanilina, mecanismos de proteção vascular no diabetes e efeitos nefrotóxicos de toxinas animais. Em 2009, tomou posse na Academia Nacional de Medicina.

Pertence, ainda, à Academia Cearense de Ciências e à Academia Brasileira de Ciências, sediadas no Rio de Janeiro, bem como à Academia Cearense de Medicina.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331