Departamento de Teleinformática encerra hoje (4) Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

Pela terceira vez, Fortaleza sedia o encontro da Sociedade Brasileira de Telecomunicações, o SbrT 2013, evento que reúne até hoje (4) pesquisadores, estudantes e empresários interessados em temas como processamento de sinais, eletromagnetismo, comunicações móveis, redes de sensores, dentre outros.

Durante o encerramento, uma das questões a serem debatidas é "A Internet e a cidade do futuro". Mais informações sobre o último dia de programação podem ser encontradas no site da SbrT.

O Departamento de Teleinformática (Deti) da Universidade Federal do Ceará foi o responsável pela organização do evento e pela curadoria dos 16 artigos inscritos. "A escolha de Fortaleza e da equipe da UFC para a organização do Simpósio Brasileiro de Telecomunicações é reflexo do reconhecimento da excelência existente na área no seio da UFC", defende o Prof. Charles Casimiro, coordenador geral do SbrT.

Neste ano, o professor do Deti João César Moura Mota foi homenageado como presidente de honra do Simpósio por ter fundado, há 30 anos, a Sociedade Brasileira de Telecomunicações, grupo que promove e fomenta pesquisas no setor. O pesquisador relembra que, quando o encontro aconteceu pela primeira vez em Fortaleza, em 2001, o Departamento havia acabado de ser criado, e aquela seria uma oportunidade para inserir a UFC no cenário nacional de pesquisas em Telecomunicações.

Em 2006, o SbrT teve abrangência internacional e ajudou a dar visibilidade à produção intelectual e à formação de recursos humanos desenvolvidas na Universidade.

O Curso de Engenharia de Teleinformática tem firmado convênio com multinacionais como Ericson e Lenovo, desenvolvendo conhecimento de ponta nas áreas de telefonia móvel e microeletrônica.

O Prof. João César considera que a criatividade dos pesquisadores e estudantes é o que estimula a evolução nessa tecnologia. "Os grupos de pesquisa vinculados ao Deti estão atuando hoje na quinta geração da comunicação celular (tecnologia de processamento e transmissão de dados em alta velocidade, da ordem de gigabits por segundo). Estamos sempre na vanguarda explorando a melhoria nos sistemas e atendimento de serviços novos que são veiculados hoje pelos dispositivos móveis", orgulha-se.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602