UFC passa a integrar Rede Nacional da Primeira Infância

A UFC passou a integrar a Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), composta por 130 instituições da sociedade civil, do Governo Federal, de entidades privadas, bem como de redes e organizações envolvidas com políticas públicas voltadas para crianças até seis anos. Essa faixa etária é uma fase fundamental para o desenvolvimento do ser humano.

Entre os integrantes, estão instituições universitárias como: a UFRGS, UFRN e UFPA; entidades ligadas ao Poder Público, como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); integrantes da Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente; entidades internacionais, como Unesco e Unicef; além de grupos da sociedade civil, como a Pastoral da Criança, o Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Instituto da Infância (Ifan).

A ideia da RNPI é servir de instrumento de articulação entre todas essas entidades, com troca constante de informações sobre o assunto, além de estimular a elaboração, aprimoramento e integração das políticas públicas nacionais voltadas para a criança até seis anos de idade.

A Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, destaca que diversas pesquisas têm chamado a atenção para a necessidade de reforçar as ações voltadas para o desenvolvimento da primeira infância e, em especial, para a "primeiríssima infância" (fase que vai até os três anos). O cuidado nessa fase tem um impacto positivo muito forte na vida futura das crianças e, a longo prazo, de todo o País.

A Profª Márcia lembra que a UFC possui vários projetos de extensão que são referência na área, como: o Instituto da Primeira Infância (Iprede); o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep); a Brinquedoteca, do Curso de Educação Física; e o Museu da Infância e do Brinquedo (MIBUFC).

A RNPI permite compartilhar experiências e dar visibilidade nacional a elas, além de trabalhar a formulação de políticas públicas em torno dos temas. Permite ainda estabelecer parcerias com outras instituições, seja para a realização de pesquisas e projetos de extensão na área, seja para a captação de recursos para novos projetos. "A Rede nos abre um leque muito grande", avalia.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão – fones: 85 3366 7452 / 3366 7467