Palestra aborda interdisciplinaridade na Engenharia Química

O projeto Pró-Engenharias, parceria entre a UFC, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), promove sua palestra de encerramento hoje (6). A Profª Maria Helena Andrade Santana (Unicamp) falará às 15h, no Auditório da Pós-Graduação do Centro de Tecnologia (Campus do Pici, bloco 726), sobre "Integração interdisciplinar nos campos de fermentação, nanotecnologia e medicina regenerativa: uma experiência da contribuição do engenheiro químico". Não há necessidade de inscrição prévia.

O encontro marca o fim das atividades do projeto interinstitucional, que durou de 2009 a 2013. A estudiosa convidada é pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), leciona no Departamento de Engenharia de Materiais e de Bioprocessos na Unicamp e fez parte do projeto de cooperação mencionado para atuar no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFC. A conferência da sexta-feira explorará, dentre outros pontos, a necessidade da intercessão de conhecimentos em Nanotecnologia, ramo da Ciência que explora propriedades diferenciadas de natureza física e química da matéria que se manifestam somente em escala de 0,000001 milímetro.

"Convidamos a Profª Maria Helena por sua ampla experiência em aplicações da biotecnologia nas áreas farmacêutica, médica e cosmética. Tais áreas envolvem profissionais ligados à Química, Biologia, Ciência e Engenharia dos Materiais, Medicina, Farmácia e Engenharia Química", afirma a Profª Diana Cristina Silva, titular do DEQ e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Separação por Adsorção. Diana aponta ainda ser necessária a aproximação entre pesquisas de diversas áreas para possibilitar a evolução científica nesse ramo. "Desde a síntese de um novo material ou substância química por processos fermentativos, até sua comercialização e real aplicação para fins médicos, nutricionais ou cosméticos, há toda uma cadeia de profissionais ou conhecimentos envolvidos de diferentes áreas que devem ser integrados", defende.

Fonte: Profª Diana Cristina Silva de Azevedo – fone: 85 3366 9611 / Ramal 209