Procurar no portal

IX SONU tem início discutindo segurança estatal e liberdade de informação

Imagem: Logomarca da Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU)Reflexões sobre "Segurança estatal x liberdade de informação: o embate diplomático internacional" darão início nesta quarta-feira (11), às 19h, a mais uma edição da Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU), projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

A mesa de debates será composta pelo jornalista Sérgio Leo, especialista em Relações Internacionais pela UnB e colunista da revista Valor Econômico, e pela ex-organizadora da SONU e diplomata do Ministério das Relações Exteriores, Najara Sena de Carvalho, e acontecerá no Teatro Celina Queiroz, na Universidade de Fortaleza (Unifor).

A SONU, que este ano acontece nos dias 11, 12 e 13 na Unifor e nos dias 14 e 15 na Faculdade de Direito da UFC, é um conjunto de simulações de organismos internacionais cujo objetivo é ampliar o estudo e a pesquisa no campo do Direito e das Relações Internacionais. Criado em 2004, a partir da iniciativa de estudantes universitários, o projeto cresceu em amplitude e em visibilidade, sendo hoje reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reunindo, em 2013, cerca de 280 estudantes universitários e do ensino médio de diferentes regiões do País.

A diplomata Najara Sena participou do projeto por quatro anos, sendo secretária-geral em 2007. Para ela, a simulação foi de grande valia para conseguir passar no concurso do Instituto Rio Branco, considerado um dos mais difíceis do País. "Graças à SONU, quase tirei pontuação máxima numa questão discursiva de Direito Internacional", afirma. Najara afirma que o projeto continua refletindo em sua carreira. "Essa familiaridade com as organizações simuladas tem sido útil até agora para mim. Desde maio, estou trabalhando com a Unesco e com o recém-criado Conselho de Cultura da Unasul", afirma.

Além de ampliar o conhecimento em Direito Internacional e em Relações Internacionais, a diplomata afirma que o projeto também a auxiliou a perder o medo de falar em público. "Como diretora em 2005, eu não conseguia dirigir o comitê direito de tanto me tremer. Em 2006, tive de discursar como secretária-geral. Meu Deus, mas até que o discurso saiu bom, para surpresa de todos e minha!".

Esta edição da SONU pretende expandir ainda mais seu alcance, simulando os seguintes organismos: o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o Conselho Econômico e Social (Ecosoc), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o Conselho de Segurança da ONU (simulado em inglês), a Comissão de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (CPCJC), a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), o Grupo dos 20 (G-20) e a União Africana (UA). Serão emitidos certificados de participação, no total de 10 horas-aula de atividade extracurricular.

SOBRE A SONU – O evento reúne estudantes universitários e do ensino médio interessados em saber como funcionam os sistemas de solução de impasses internacionais. Durante a SONU, são simulados comitês que discutem temas de relevância internacional. Cada estudante que participa da simulação atua como representante de um país. Ao final da discussão, é produzido um documento com resoluções destinadas aos países envolvidos no debate. Os participantes portam-se como verdadeiros delegados dos países envolvidos nas discussões. Como legítimos diplomatas, os homens usam terno e gravata, enquanto às mulheres é permitido o uso de calças, saias e tailleurs. Mais informações no site do projeto ou na fan-page da Simulação da Organização das Nações Unidas.

Fonte: Yohanna Pinheiro, da assessoria de imprensa da SONU – fone: 85 9958 0040

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300