Professoras Ana Iório e Helena Serra Azul recebem a Medalha Paulo Freire na quinta-feira (19)

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal de Fortaleza vai conceder a Medalha Paulo Freire, comenda máxima da educação municipal, às professoras Ana Maria Iório Dias e Helena Serra Azul, da Universidade Federal do Ceará. A solenidade será realizada nesta quinta-feira (19), no Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal.

Além das professoras da UFC, os educadores Edgar Linhares e Sérgio Bezerra também foram escolhidos para receber a medalha. A comissão para escolha dos homenageados foi instituída pela Câmara e prevê a entrega a três pessoas que se destacaram em ações em favor da educação no município de Fortaleza no período letivo anterior. Assim como em outros anos, o empate entre dois indicados permitiu a entrega de quatro medalhas.

A Profª Helena Serra Azul Monteiro é médica com pós-doutorado na Universidade de Kentucky (EUA). Integra o Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC e participa do Comitê Gestor do Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro aprovado pelo CNPq.

Ana Maria Iório Dias é graduada em Psicologia, tem mestrado e doutorado em Educação, todos pela UFC, e pós-doutorado em Educação, na UnB. É professora associada da Faculdade de Educação da UFC. Foi conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará, na Câmara de Educação Básica, da qual foi presidenta entre 2009 e 2010.

A comissão que escolheu os homenageados foi formada por representantes: da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer – da Câmara Municipal; da Secretaria Municipal de Educação; da Faculdade de Educação da UFC; do Centro de Educação da UECE; do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Município; e da União dos Estudantes.

Fonte: Faculdade de Educação – fone: 85 3366 7663