I Semana de Mobilidade de Fortaleza promove o uso de bicicletas no deslocamento urbano

De 16 a 22 de setembro, acontece em Fortaleza a primeira Semana de Mobilidade com realização do grupo Ciclovida, com apoio do Centro Acadêmico de Engenharia Civil da UFC (CAEC). A programação inclui ações socioeducativas pelas ruas da cidade, estimulando e esclarecendo os habitantes sobre o tráfego seguro de bicicletas.

Durante quatro dias, será feita panfletagem nos terminais de ônibus de Fortaleza. Passeios ciclísticos por pontos turísticos da cidade e exibição de vídeos também estão previstos na programação.

No desafio intermodal, os participantes percorrerão o trajeto desde a Praça da Imprensa, na Avenida Antônio Sales, até a Praça Jonas Gomes de Freitas, no bairro São Gerardo (por trás do North Shopping). Para fazer o mesmo itinerário, o grupo se dividirá em carro, ônibus, moto e bicicleta. Ao final, serão avaliados o tempo de deslocamento, o custo e o nível de poluição causada em cada um daqueles modais.

Karinne Góis é membro do Centro Acadêmico destaca o engajamento do grupo nos atuais debates sobre mobilidade urbana em Fortaleza. "Temos a preocupação em participar ativamente dos movimentos não somente dentro da Universidade, mas também fora dela, por entender que não existe uma separação entre o que acontece dentro e fora da UFC, e que esta tem uma responsabilidade com a sociedade sobre os assuntos que dizem respeito à cidade", afirma ela.

A concludente de Engenharia Civil desloca-se diariamente de bicicleta pela cidade e percebe a infraestrutura deficitária para os ciclistas. "Temos grande necessidade de mais ciclovias, ciclofaixas, ruas arborizadas e campanhas de conscientização das leis de trânsito em relação à bicicleta e dos benefícios de seu uso", observa.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602