Em palestras sobre eletroquímica de enzimas, UFC recebe professor de Brisbane (Austrália)

Imagem: Prof. Paul Bernhardt, da Universidade de Brisbane, fará sua primeira palestra às 10h de terça-feira (Imagem: Royal Australian Chemical Institute)O Laboratório de Bioinorgânica, do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC, promove a partir desta terça-feira (17) um ciclo de palestras com o Prof. Paul Bernhardt, da Universidade de Brisbane, Austrália. As palestras irão analisar os aspectos práticos e teóricos da eletroquímica de enzimas, incluindo casos estudados nos laboratórios da UFC.

A eletroquímica de enzimas é uma área relativamente nova, mas bastante promissora de pesquisa. Alguns desses estudos já ficaram bem conhecidos, como o emprego da enzima glucose oxidase como biossensor para medir o nível de glicose em pacientes com diabetes.

Os biossensores são pequenos dispositivos que utilizam elementos biológicos – como as enzimas, por exemplo – para medir, de modo seletivo, outras substâncias. Isso abre um campo enorme de aplicações.

Alguns biossensores podem ser utilizados para: monitorar a contaminação do meio ambiente ou de alimentos por certa substância poluente (algumas enzimas conseguem reconhecer a presença de fenóis, um tipo de poluente altamente tóxico, por exemplo); para combater o bioterrorismo; ou para identificar doenças raras em certos grupos populacionais.

A primeira palestra do Prof. Paul Bernhardt será realizada na terça-feira (17), às 10h, no bloco 940 do Departamento de Química. As palestras seguintes serão nos dias 19, 23 e 25, todas às 14h30min. Podem participar professores e pesquisadores nas áreas de Química, Física, Bioquímica e áreas afins. Não é necessário fazer inscrição.

Fonte: Profª Izaura Cirino Nogueira Diógenes – fone: 85 3366 9166 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.