Prof. Vianney Mesquita lança "Arquiteto a posteriori" na ADUFC

O Prof. Vianney Mesquita lançará quinta-feira (19), às 19h30min, na sede da ADUFC (Av. da Universidade, 2346, Benfica), o livro de sua autoria Arquiteto a posteriori que reúne textos acerca de obras "cuidadosamente eleitas sob o rigor da qualidade, nos quais descreve olhar e sentimento, exercendo atitude crítica pura", como diz Geraldo Jesuíno da Costa, que assina a orelha do livro.

O título do trabalho de Vianney Mesquita foi inspirado na expressão cunhada pelo poeta e artista paulistano Sérgio Millier da Costa e Silva (1898-1966), que externou seu desagrado com a figura do comentadores de arte dizendo ser ele "arquiteto a posteriori, habilitado a desmontar o conjunto da obra peça por peça, para dizer como foi feita e com que material. E nessa tarefa mexeriqueira de desmontagem e remontagem, mais de uma vez se engana e ficam sobrando parafusos".

É de autoria de Vianney Mesquita o primeiro livro sobre editoração acadêmica no Brasil, intitulado Sobre livros, publicado em 1984. Ele é autor, também, de Estudos de Comunicação no Ceará, em parceria com Gilmar de Carvalho; Impressões – estudos de literatura e comunicação; O termômetro de McLuhan – bases para a reflexão interdisciplinar, com Fátima Portela Cysne; Resgate de idéias; A escrita acadêmica – acertos e desacertos, em coautoria com Anchieta Esmeraldo Barreto; Fermento na massa do texto e Repertório transcrito.

O projeto gráfico do novo livro é de Geraldo Jesuíno, e a editoração eletrônica, de Virna Jesuíno. A revisão coube ao próprio autor. Vianney Mesquita foi professor de Teoria da Comunicação, no Curso de Jornalismo da UFC, e pertence aos quadros da Academia Cearense de Língua Portuguesa e Academia Cearense de Literatura e Jornalismo.

Fonte: Prof. Vianney Mesquita – fone: 85 3271 1148