Livro auxilia professores na alfabetização de crianças

Imagem: A obra será lançada na Livraria Saraiva Megastore, no Shopping Iguatemi (Foto: Divulgação)Atividades para o Ensino da Língua Portuguesa – do local ao universal (Editora Vozes, 192 p., R$ 26,00) é o título do livro que será lançado no próximo dia 26, às 19h30min, pela Profª Ana Maria Iório Dias, docente associada da Faculdade de Educação da UFC. O lançamento será na Livraria Saraiva Megastore, no Shopping Iguatemi.

Organizada por Ana Iório, a obra tem como objetivo auxiliar os responsáveis pelo processo de alfabetização na escola, com o planejamento pedagógico de atividades que visem à melhoria contínua da aprendizagem das crianças, tornando-as competentes na escrita, leitura e interpretação de textos, ou seja, habilidades fundamentais para a escolarização básica.

O livro está articulado com histórias e atividades que têm por fim auxiliar o professor no trabalho didático de organizar um plano de leitura, distribuído por cinco níveis com dez intervenções, totalizando 50 atividades. São utilizados, de forma criativa, "histórias de Trancoso" e "causos" como forma de estabelecerem aproximações com a realidade da criança.

Atividades para o Ensino da Língua Portuguesa é voltado para professores, monitores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação das licenciaturas, gestores, diretores, administradores, gerentes, supervisores, planejadores, coordenadores e técnicos em educação.

A Profª Ana Iório tem doutorado em Educação Brasileira pela UFC e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), com experiência na área de currículos específicos para níveis e tipos de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo; formação docente; ensino e aprendizagem; oralidade, leitura e escrita.

Fontes: Profª Ana Iório Dias, organizadora da obra – fone: 85 3366 7675 / Profª Mara Rúbia Sampaio, da Faced – fone: 85 8804 5600