Projeto Iracema reinicia atividade de diagnóstico do câncer de mama no bairro Rodolfo Teófilo
- Sexta, 20 Setembro 2013 18:50
- Última Atualização: Segunda, 23 Setembro 2013 13:34
O Projeto Iracema, vinculado ao Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON) da UFC, realizou nesta segunda-feira (23), às 8h30min, reunião científica sobre prevenção de câncer e promoção à saúde com o Prof. Luiz Porto, idealizador do grupo. O evento marca o início da segunda fase do Projeto Iracema que realiza ações de identificação dos principais fatores de risco de câncer de mama entre as mulheres do Bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza. A reunião acontece na sede do GEEON localizada na Rua Papi Júnior, nº1511.
O Projeto oferece às mulheres exames clínicos, mamográficos e procedimentos complementares para o diagnóstico do câncer de mama. Uma das ações iniciais do projeto foi a realização de pesquisa domiciliar com aproximadamente 5.000 mulheres residentes no bairro atendido. Já foram realizadas também mais de 3.000 mamografias. Nesta segunda fase, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar e tem por objetivo formar cerca de 10.000 agentes de saúde em Fortaleza construindo um projeto piloto a ser aplicado em outros municípios.
O Projeto Iracema tem como parceiros a Faculdade de Medicina da UFC, a Secretaria de Saúde do Estado, a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza e o Lions Clube. O projeto é uma ação do GEEON, atividade de extensão vinculada ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC desde 1992. É também uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos.
As atividades do GEEON envolvem acadêmicos e profissionais da área da saúde na manutenção de serviço de mamografia, com mamógrafo próprio, promoção e realização de pesquisas na área de Oncologia, cursos de Especialização em Mastologia, além de atividades sociais como campanhas e palestras educativas.
Fonte: Profª. Francinete Giffoni, colaboradora do Projeto Iracema - fone: 85 3283 6700