HUWC realiza primeiro transplante de medula alogênico do Estado
- Quarta, 12 Fevereiro 2014 11:55
Na última terça-feira (11), foi realizado no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da UFC, o primeiro transplante de medula alogênico do Estado. O procedimento, feito em parceria com o Hemoce, torna o Ceará o 4º Estado da Região Nordeste a realizar esse tipo de transplante. Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte já são habilitados.
Uma paciente do sexo feminino, de 29 anos, portadora de leucemia, recebeu a medula com células sadias doada pelo próprio irmão. De acordo com informações do Chefe do Serviço de Hematologia do HUWC, Dr. Fernando Barroso, o procedimento ocorreu sem nenhuma complicação, tendo começado às 10h e durado 30 minutos.
O médico ressalta que no Brasil há cerca de 6 mil pessoas à espera de um transplante de medula e, em Fortaleza, 52 estão sendo avaliadas para se submeterem ao transplante autólogo (com células sadias do próprio paciente) e 6 aguardam doador compatível para a realização do procedimento alogênico (quando o paciente recebe a medula de um doador).
TRANSPLANTES DE MEDULA – O Walter Cantídio é o principal centro de transplantes de medula no Ceará, tendo sido responsável por 43 dos 55 procedimentos desse tipo realizados no Estado em 2013, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).
O transplante de medula tem tido crescimento acelerado no Estado desde 2008 (ver gráfico). Todas as operações, no entanto, eram autólogas até esta semana.
HUWC – O Hospital Walter Cantídio está habilitado a realizar transplantes autólogos desde julho de 2008, alcançando o número de 128 transplantes. Em junho de 2013, foi inaugurada a Unidade de Ar Filtrado, na enfermaria da Hematologia no HUWC. O ar filtrado previne e reduz as infecções nos pacientes. “São pouquíssimos hospitais que disponibilizam ar filtrado para uma melhor qualidade no tratamento dos pacientes com leucemia aguda. Nosso objetivo é a excelência em nossos serviços”, relatou o hematologista Fernando Barroso.
Em 2013, o HUWC recebeu um investimento de R$ 1,5 milhão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). O recurso vem proporcionando transformações na estrutura física e funcional do Serviço de Transplantes de Medula Óssea, possibilitando assim o aumento dos procedimentos realizados. (Com informações da Divisão de Imprensa e Marketing do HUWC)
Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing dos HUs/UFC – fone: 85 3366 8183