Comissão da Verdade das Universidades inicia tomada de depoimentos
- Quinta, 06 Março 2014 12:46
O Prof. Francisco Edson Pereira, aposentado do Departamento de Farmácia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), da UFC, foi o primeiro ex-preso político a ser ouvido pela Comissão da Verdade das Universidades do Estado do Ceará. O depoimento dele aconteceu na manhã de hoje (6), na sala de reuniões da Vice-Reitoria da UFC. Filiado ao PCdoB, ele foi militante do movimento estudantil, que a Ditadura Militar, implantada em 1964 no Brasil, colocou na clandestinidade. Já formado, foi preso em 1973 e, como muitos outros companheiros, conta que sofreu perseguições, prisão e tortura.
Veja mais fotos do depoimento no Flickr da UFC
A Comissão das Universidades do Estado do Ceará, instituída em julho do ano passado, tem até outubro para concluir relatório a ser enviado à Comissão Nacional da Verdade, que apura as violações de direitos humanos ocorridas no Brasil entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. No Ceará, essa comissão universitária é integrada por 14 pessoas, incluindo professores, alunos e funcionários da UFC e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Desde o ano passado, eles vêm organizando os trabalhos e coletando documentos, começando agora a ouvir as vítimas do arbítrio.
Na tomada do depoimento de Edson estão presentes os professores César Barreira, Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência da UFC (LEV), Virgínia Bentes (UFC) e Helena Serra Azul (UFC), além de alunos. Para Edson Pereira, o trabalho da Comissão da Verdade, ao resgatar a memória do que ocorreu em períodos ditatoriais, é importante para que "nunca mais aconteçam fatos como aqueles". O Prof. César Barreira ressalta ser preciso conhecer a verdade, uma vez que até hoje muitos fatos não foram esclarecidos.
Fonte: César Barreira, Coordenador do LEV/UFC e integrante da Comissão da Verdade das Universidades do Estado do Ceará – fones: 85 3366 7423 / 3366 7425