Simulação da ONU inicia projeto com estudantes da Escola Governador Adauto Bezerra

O programa Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU), projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFC, dá início à primeira edição do Projeto SONU Escolas. Hoje (10) e amanhã (11), 34 estudantes da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra irão simular a Organização Mundial da Saúde (OMS), discutindo o tema "A visão estatal acerca da (i)licitude das drogas". Além disso, dois alunos irão fazer a cobertura jornalística do debate, simulando a agência internacional de notícias Euronews.

Os 34 alunos irão representar 17 países para debater a problemática do comitê. Em duplas, os estudantes serão diplomatas das nações que possuem interesse e relevância na discussão do tema proposto, por exemplo, Brasil, Alemanha, México, Japão, Estados Unidos e Nigéria. Durante a simulação, os participantes irão expor os pontos de vista e argumentos dos países que representam e, ao final do segundo dia, terão de elaborar um Projeto de Resolução contendo as decisões tomadas após o debate.

O SONU Escolas tem o objetivo de estimular o interesse por relações internacionais nos estudantes da instituição, abordando, de forma dinâmica, as várias disciplinas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para William Magalhães, Secretário-Geral da 10ª edição da Simulação da ONU, "o aluno tem a possibilidade de simular um contexto onde ele deve lidar com a diferença, respeitá-la e se posicionar criticamente frente a ela, o que beneficia os participantes de maneira acadêmica e profissional". William Magalhães também é estudante do Curso de Direito da UFC.

Para os organizadores da SONU, inserir o modelo de simulação de organizações internacionais em escolas de Fortaleza é fundamental, pois cumpre o objetivo de promover a extensão universitária que faz parte da proposta da Simulação da ONU. "Levar a simulação para as escolas de ensino médio é interessante porque os alunos podem experimentar, de fato, duas profissões (diplomata e jornalista). É, também, um momento de interação com os outros estudantes, possibilitando o surgimento de novas amizades", aponta uma das secretárias de Comunicação da SONU, Camila Holanda, estudante do Curso de Jornalismo da UFC.

Dois estudantes da Escola Adauto Bezerra também terão a oportunidade de exercer a função de jornalista internacional, de modo que tenham contato preliminar com a rotina produtiva, instigando o interesse pela profissão. "Será muito importante para os alunos que vão ser os jornalistas durante a simulação porque eles vão conhecer como se faz a cobertura de organizações internacionais. Para aqueles que já possuem interesse na área, vai ser a oportunidade ideal de perceberem se esse é mesmo o caminho a seguir", afirma Camila Holanda.

Antes da simulação, os estudantes participaram de um minicurso no qual receberam orientações sobre as regras de procedimento da Simulação e sobre o tema que será discutido. De acordo com William Magalhães, "as expectativas para o SONU Escolas são muito altas. Essa primeira edição tem sido um laboratório para a iniciativa. A experiência representa a oportunidade de firmar um vínculo com a E.E.M Adauto Bezerra e de realizar um evento fora do meio universitário. Esperamos, sinceramente, poder acrescentar à preparação dos alunos para o vestibular, mas principalmente oferecer-lhes uma experiência acadêmica única".

A SONU - Com o objetivo de compreender o funcionamento dos debates e soluções tomadas em organizações internacionais, a Simulação da ONU (SONU) surgiu, em 2004, a partir da iniciativa de um grupo de alunos da disciplina de Direito Internacional Público da Universidade Federal do Ceará. No ano de criação, os estudantes simularam a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Organização das Nações Unidas.

Desde então, a SONU vem crescendo. Em 2014, na 10ª edição do evento, serão simulados dez comitês – dois serão destinados aos estudantes de ensino médio (Mini-Sonu) e um deles será o Comitê de Imprensa Internacional (CII), destinado aos alunos de Jornalismo. Nos demais comitês, podem participar estudantes de vários cursos, prioritariamente dos cursos de Direito e Relações Internacionais.

A Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), a Organização Mundial do Trabalho (OIT) e a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) são alguns dos outros sete comitês escolhidos para a 10ª SONU. A Simulação tem data prevista para acontecer no final de setembro.

Mais informações na página da SONU no Facebook ou no blog do projeto.

Fonte: Ana Maria Rodrigues, assessora de Comunicação da SONU 2014 – fone: 85 9784 8593 / 85 8762 1000