Trabalho da Auditoria Interna da UFC é referência nacional, atesta o MEC

Imagem: UFC é referência nacional no monitoramento e acompanhamento do Plano Brasil Maior (Foto: Logomarca)O Ministério da Educação destacou o trabalho da equipe de Auditoria Interna (Audin) da UFC como referência nacional no monitoramento e acompanhamento do Plano Brasil Maior, em ofício enviado a todas as instituições federais de ensino superior (IFES). O trabalho gerou ações de auditoria corretiva e preventiva que proporcionaram economias e compensações aos cofres da Universidade que giram em torno de R$ 10 milhões.

O Brasil Maior é um plano de incentivos do Governo Federal que permite a desoneração de PIS/Cofins/Pasep e INSS devidos por empresas que contratem mão de obra e se enquadrem em determinadas condições. O trabalho da Audin consistiu em realizar um levantamento, em conjunto com a Superintendência da Infraestrutura (UFC Infra) e a Pró-Reitoria de Administração, para identificar quais empresas que possuem contrato com a Universidade se encaixam nos critérios do programa.

A partir disso, foi possível quantificar os impostos desonerados ou a desonerar e que deveriam, portanto, ser abatidos dos valores pagos pela UFC a tais empresas. Essas prestadoras de serviço passaram a solicitar o benefício à Receita Federal e a devolver o valor pago a mais para a Universidade.

Em outros casos, quando o serviço ainda estava em andamento, a Audin orientou a revisão dos contratos com as empresas beneficiadas, o que gerou economia imediata. A ação preventiva alcançou ainda contratos futuros, reduzindo os valores de novas licitações.

Em ofício encaminhado às universidades, o Ministério da Educação destacou o "empenho demonstrado e resultados consignados nas informações prestadas" e solicitou que a experiência da Audin da UFC fosse compartilhada com as demais universidades.

"O desempenho da UFC se destaca por dois aspectos: o primeiro diz respeito à atuação coordenada e imediata, pautada em metodologia eficiente, para identificar os benefícios gerados pelo Plano Brasil Maior e sua repercussão nos cofres da Universidade; em segundo lugar, destaca-se a proatividade dos gestores responsáveis pelos contratos da Universidade, no sentido de unir esforços para salvaguardar recursos financeiros para a UFC", disse a Auditora-Chefe da UFC, Glícia Santiago.

Fonte: Auditoria Interna da UFC – fone: 85 3366 7347