Mostra de Cinema Alemão em Fortaleza terá presença da diretora Yasemin Samdereli

Imagem: O filme "Bem-vindo à Alemanha" conta a história de Hüseyin Yilmaz, que sai da Turquia em 1964 rumo à Alemanha (Foto: Divulgação)A Mostra Encontro com o Cinema Alemão começa em Fortaleza no próximo dia 14 como mais um evento da Temporada Alemanha+Brasil 2013/2014. Para a palestra de abertura virá a diretora Yasemin Samdereli, que falará sobre seu filme Bem-vindo à Alemanha, com estreia marcada para 15 de abril em Fortaleza.

A palestra e a exibição do filme serão no auditório do Espaço Mix do Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). A Mostra é promovida em parceria com o Goethe-Institut Rio de Janeiro, a Casa de Cultura Alemã da UFC e o SESC-Fortaleza.

A partir do dia 16 de abril a Mostra prossegue na Casa Amarela Eusélio Oliveira da UFC (Av. da Universidade, 2591, Benfica), com participações dos professores da Casa de Cultura Alemã Alexander Ribeiro, que fez as legendas do filme Berlin is in Germany, e Ute Hermanns, professora visitante leitora do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e Coordenadora Cultural da Casa. No dia 22 de abril, a mostra será apresentada e acompanhada pelos moderadores do SESC-Fortaleza.

O filme Bem-vindo à Alemanha conta a história de Hüseyin Yilmaz, que sai da Turquia em 1964 em direção à Alemanha. Mais tarde, leva a esposa e os filhos. Sua neta revela com afeto e humor a história da família durante a viagem de férias do clã a seu lugar de origem. Os organizadores da Mostra destacam no filme a ideia de que a verdadeira pátria é a questão que cada um deve colocar e responder para si mesmo.

ft 140410 yasemin cineastaCINEASTA – Yasemin Şamdereli estudou na Escola de Ensino Superior para Televisão e Cinema, em Munique (Alemanha). Desde 1994, trabalhou em diversos comerciais, seriados de televisão e produções internacionais de cinema como Jackie Chan is nobody (1997), Accidental spy (2000) e Foeld of dremas (2002). Dirigiu seu primeiro filme de televisão em 2002, Alles getürkt, seguido da comédia Ich Chef, du Nix, em 2007.

Trabalhou como corroteirista no premiado seriado de TV Türkisch für Anfänger (Turco para iniciantes). Realizou, junto com sua irmã Nesrin Şamdereli, o filme Bem-Vindo à Alemanha, que marca sua estreia como diretora de cinema. O filme foi exibido pela primeira vez no Festival de Berlim em 2011 e vendido para mais de 20 países.

Local: Auditório do Espaço Mix – Dragão do Mar
Segunda-feira (14): 19h
Yasemin Samdereli: Palestra com a diretora do filme: Bem-vindo à Alemanha

Terça-feira (15): 19h
Bem-vindo à Alemanha (Almanya – Willkommen in Deutschland)
Direção: Yasemin Samdereli, que estará presente

Local: Cine Benjamin Abrahão – Casa Amarela Eusélio Oliveira
Av. da Universidade, 2591 – Benfica

Quarta-feira (16): 16h
Bem-Vindo à Alemanha (Almanya – Willkommen in Deutschland, 2010)
Direção: Yasemin Samdereli.

19h ‒ Berlin is in Germany (2001)
Direção: Hannes Stöhr
Apresentação com debate dos professores: Alexander Ribeiro, Casa de Cultura Alemã, UFC e Ute Hermanns, Casa de Cultura Alemã, UFC

Terça-feira (22): 16h
Sonnenallee (1999)
Direção: Leander Haußmann

19h ‒ Adeus, Lenin! (Good bye Lenin!, 2003)
Direção: Wolfgang Becker

Quarta-feira (23): 19h
Berlin is in Germany (2001)
Direção: Hannes Stöhr

Quinta-feira (24): 19h
Yella (2007)
Direção: Christian Petzold

Sexta-feira (25): 16h
Yella (2007)
Direção: Christian Petzold

19h – 4 Dias em Maio (4 Tage im Mai, 2011)
Direção: Achim von Borries

Segunda-feira (28): 16h
Nenhum lugar para ir (Die Unberührbare, 1999)
Direção: Oskar Roehler

19h – Todos os outros (Alle anderen, 2008)
Direção: Maren Ade

Terça-feira (29): 16h
Todos os outros (Alle anderen, 2008)
Direção: Maren Ade

19h – O que permanece (Was bleibt, 2012)
Direção: Hans-Christian Schmind

Quarta-feira (30): 19h
A vida é um canteiro de obras (Das leben ist eine baustelle, 1997)
Direção: Wolfgang Becker

A programação completa com as sinopses dos filmes e outras informações está disponível on-line.

Fonte: Profª Ute Hermanns, visitante Leitora da UFC com apoio do DAAD na Casa de Cultura Alemã da UFC ‒ fone: 85 3366 7643