Pesquisa da UFC é destaque na capa de revista científica internacional

Imagem: Capa da Revista ABBTrabalho desenvolvido por pesquisadores do Biomol Group foi destaque na capa da revista científica americana ABB – Archives of Biochemistry and Biophysics. O Biomol Group é composto por professores do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e do Departamento de Engenharia de Pesca da UFC, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Federal da Paraíba.

A pesquisa analisou a relação entre as estruturas da lectina presentes na leguminosa Canavalia grandiflora e seu efeito vasodilatador. Lectinas são proteínas presentes em diversas plantas e animais que se ligam a carboidratos de forma estável e reversível, sem modificá-los. Por conta dessas características, as lectinas vêm sendo estudadas desde os anos 1960 como ferramentas úteis na avaliação e no entendimento de diversos processos biológicos e como métodos de diagnóstico.

No trabalho publicado, os pesquisadores do Biomol Group mapearam as estruturas primária e terciária da lectina de uma leguminosa e identificaram seu efeito vasorrelaxante nas paredes da aorta de ratos. "Nessa pesquisa, chegamos à conclusão de que essas lectinas atuam em uma via de relaxamento alternativa que pode ter impacto no processo anti-inflamatório em vertebrados", explica o Prof. Bruno Anderson Matias Rocha, responsável pela parte de cristalografia da pesquisa.

Segundo ele, a via de ação desse processo anti-inflamatório específico é diferente do que se conhecia até então para proteínas. "O que a pesquisa aponta é um potencial novo caminho para a indústria farmacológica na compreensão do processo inflamatório e na busca de novos alvos para o desenvolvimento de fármacos", completa.

BIOMOL GROUP – Esta é a terceira vez que os estudos do Biomol Group são capa de revistas internacionais. Em 1997, outra pesquisa sobre a estrutura de lectinas de Canavalias ganhou a capa da revista científica Febs Letters, publicação da Federação das Sociedades Europeias de Bioquímica. Em 1998, a Febs Letters dá nova capa a outro trabalho do Biomol Group, desta vez relacionado a lectinas isoladas de outro gênero botânico, a Vatairea.

O Biomol Group começou suas pesquisas em 1991, sob a coordenação do Prof. Benildo Sousa Cavada. É formado por dez professores ligados ao Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e de Engenharia de Pesca da UFC, por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais, e por pesquisadores da UECE, como a Profª Ana Maria Assreuy, responsável pelo estudo em modelos animais, além da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em 2003, a equipe começou a realizar estudos de cristalografia de proteínas, uma atuação pioneira no Nordeste, graças à participação do Prof. Plínio Delatorre (UFPB), que introduziu a utilização da técnica no grupo. A cristalografia estuda a disposição dos átomos em sólidos, o que permite mapear a estrutura em 3D das proteínas. Com o apoio da UFPB, o Biomol Group já mapeou mais de 40 estruturas de proteínas e as depositou no Protein Data Bank (PDB), organismo internacional localizado na Suíça que reúne a produção na área de proteínas.

Fonte: Prof. Bruno Anderson da Rocha, Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas – fone: 85 3366 9818 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.