Hospital Universitário integra pesquisa nacional sobre saúde de adolescentes

Ocorre até às 18h de hoje (11), no Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da UFC, treinamento com os 24 candidatos a supervisores da iniciativa "Estudos de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA)". O ERICA é um estudo multicêntrico nacional que avaliará as condições de saúde de 75 mil estudantes, entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares.

Os resultados obtidos pelo ERICA serão utilizados na reorientação de políticas públicas de educação e saúde voltadas para os jovens brasileiros, a partir da identificação de vulnerabilidades e necessidades dessa população. O treinamento está sendo ministrado pela equipe do centro coordenador da pesquisa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo como investigadora principal a Drª Kátia Bloch. No Ceará, a pesquisa será realizada em 56 escolas da região metropolitana de Fortaleza.

O coordenador estadual do ERICA é o Prof. Renan Magalhães Montenegro Júnior, da Faculdade de Medicina da UFC. A ação tem como objetivo conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Fonte: Centro de Pesquisa Clínica dos HUs/UFC – fone: 85 3366 8590