Seminário de Teses e Dissertações do ICA discute "A Infografia Jornalística"

Imagem: Cartaz do Seminário Teses e Dissertações.Acontece na terça-feira (29), a partir das 18h, mais um encontro do Seminário de Teses e Dissertações do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC. O evento terá a participação do Prof. Ricardo Jorge, do Curso de Jornalismo, que falará sobre "A Infografia Jornalística: dos problemas da pesquisa às questões conceituais e tipológicas", resultado de sua tese defendida na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Será no Audiovisual C do prédio da Comunicação Social (Av. da Universidade, 2762 – Benfica), sendo aberto ao público.

A palestra abordará dois aspectos: o primeiro diz respeito à própria conceituação do objeto "infografia", seja por falta de padronização linguística, seja pelo fato de o termo se referir a diferentes referentes, conforme a língua e/ou cultura. O segundo aspecto aborda os resultados da pesquisa que resultou na tese, que apontam para uma proposta de tipologia dos textos gráfico-visuais em geral, incluindo a infografia.

De acordo com a Profª Inês Vitorino, coordenadora acadêmica do ICA, o seminário é "um espaço importante de diálogo, no qual possamos experimentar a troca de saberes e o compartilhamento das pesquisas dos colegas dos diversos cursos do ICA, envolvendo a filosofia, a dança, o jornalismo, a música, o design de moda, a gastronomia, o teatro, a publicidade e o cinema e audiovisual".

Quem comparecer ao evento receberá certificado de participação. O próximo encontro do Seminário de Teses e Dissertações do ICA acontecerá no dia 29 de maio.

Fonte: Profª Inês Vitorino, coordenadora acadêmica do ICA – fone: 85 3366 9223