Seminário de Gestão trata de planejamento de compras e contratações

"Passamos por um momento importante de amadurecimento no que diz respeito à gestão na Universidade Federal do Ceará", assegurou a Pró-Reitora de Administração, Profª Denise Corrêa, ao abrir, no início da tarde desta quinta-feira (24), o Seminário de Gestão "Planejamento de compras e contratações na administração pública". Na ocasião, o Prof. Henry Campos, Vice-Reitor da UFC, destacou a importância da iniciativa, condizente com o esforço da Instituição de se tornar mais ágil e ter mais controle do fluxo de trabalho.

O Vice-Reitor também parabenizou os gestores das Pró-Reitorias de Administração e de Planejamento pelo esforço em avançar nos métodos de gestão da Universidade, e disse ter certeza de que ali, no Seminário, se faziam presentes boa parte do "coração e do cérebro da UFC". Informou ao público o motivo da ausência do Reitor Jesualdo Farias, que está em Santa Catarina presidindo reunião de reitores, na condição de presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A atividade principal da tarde desta quinta-feira foi o minicurso sobre Planejamento de Compras e Contratações, com o palestrante Rodrigo Vissoto Junkes, que discorreu sobre as "melhores práticas no planejamento da aquisição de bens e serviços na administração pública". Mostrou, em princípio, a importância do planejamento para o sucesso das contratações públicas, apresentando, em seguida, questões práticas. Depois foi aberto espaço para indagações dos participantes.

PROGRAMAÇÃO – O Seminário prossegue nesta sexta-feira (25), a partir das 8h30min, com exposição do Prof. Henry Campos sobre desafios e oportunidades da Universidade Federal do Ceará. A partir das 9h15min, representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) farão palestras sobre procedimentos de compras, necessidade de contratação e descrição quantitativa e qualitativa do objeto, bem como sobre planejamento e seu reflexo na fiscalização dos contratos na administração pública. Em seguida, haverá debates, estando o encerramento do Seminário marcado para as 12h30min.

Leia mais: Seminário de Gestão discute planejamento de compras na UFC, hoje (24) e amanhã (25)

Fonte: Pró-Reitoria de Administração – fone: 85 3366 7521