Workshop sobre prevenção ao abuso de álcool e outras drogas será segunda (28) no Pici

Imagem: Em alguns casos, consumo de álcool pode levar à dependência (Foto: Agência Brasil)Tendo em vista a identificação e a orientação de membros da comunidade universitária com problemas de alcoolismo e dependência de outras drogas, as assistentes sociais da Divisão de Apoio Psicossocial e Programas de Saúde, vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFC, promovem workshop, segunda-feira (28), a partir das 8h30min, no Auditório Cândido Pamplona (Bloco 712 - Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). O evento é aberto a qualquer servidor docente ou técnico da UFC.

As profissionais vão orientar servidores técnico-administrativos e gestores da Universidade a como proceder quando identificada a dependência de álcool e outras drogas em algum membro da sua equipe. A iniciativa é atrelada ao Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad).

A assistente social Richelly Barbosa de Medeiros admite a dificuldade de notificação de casos à Divisão, responsável por abordar, orientar e encaminhar o servidor dependente à rede de saúde. "Muitas vezes o servidor apresenta o problema de alcoolismo, mas o caso só chega a nós quando já está muito agravado", diz.

Ocorrências como queda na produtividade, dificuldade de concentração, lapsos de memória e faltas frequentes às segundas e sextas-feiras são indícios de dependência alcoólica e de demais drogas.

Segundo Richelly, a equipe da Divisão deve ser acionada tão logo o problema seja percebido. As assistentes sociais da UFC podem conversar, encaminhar para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), aplicar testes que identificam a gravidade do vício e acompanhar, com a família e a chefia do servidor, a eficácia do tratamento.

Fonte: Richelly Barbosa de Medeiros, assistente social da UFC – fone: 85 3366 7887