Henrique Beltrão e Nina Rizzi lançam livros sobre poesia na terça-feira (29)

Imagem: Capas dos livros No ar, um poeta e A duração do deserto.O professor da UFC, radialista da Universitária FM (107,9) e poeta Henrique Beltrão lançará, na terça-feira (29), seu terceiro livro: No ar, um poeta, resultado do doutorado que fez no Brasil (UFC) e na França (Université de Nantes). O evento será às 19h, no Bazar das Letras do SESC (Av. Duque de Caxias, 1701 - Centro), que comemora 10 anos. Na ocasião, também haverá o lançamento de A duração do deserto, da historiadora, poetisa e tradutora Nina Rizzi.

No ar, um poeta teve apoio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Rádio Universitária FM. O livro "é o reflexo de uma história de vida e formação, que tem como eixo uma relação privilegiada com a palavra poeticamente situada, e é iluminada com uma relação muito especial com o outro, na qual o rádio oferece o suporte que generaliza, abre, amplifica as fronteiras da amorosidade", descreve o professor e pesquisador da UFC Luiz Botelho Albuquerque.

Beltrão – que apresenta os programas "Todos os sentidos" e "Sem fronteiras: plural pela paz" – é também autor de Vermelho (poesia, 2007) e Simples (poesia, 2009). Para compor sua nova obra, ele estudou o que é poesia à luz dos próprios poetas (Mário Quintana, Vinícius de Moraes, Manoel de Barros, Pablo Neruda, dentre outros), e não dos teóricos. Ele ainda abordou "o rádio na perspectiva de poetas que fizeram e pesquisaram rádio. Inspirei-me nos estudos de Paulo Freire sobre educação e amorosidade; aliás, a amorosidade e o amor se destacam, mas a afetividade nesse estudo envolve todos os sentimentos e emoções que, a meu ver, são desconsiderados na formação humana", afirmou Beltrão.

Já os poemas de A duração do deserto, de Nina Rizzi, "são daqueles que dão na gente vontade de sacudir as pessoas perdidas nas estações infernais da vida não simbolizada, dizendo-lhes, num sussurro ao pé do ouvido ou com um grito nas órbitas oculares, que das grutas de Lascaux até o e-book, passando pelas páginas impressas e pelas telas e pelos vídeos e pelos palcos, existe uma dimensão nova, uma diferença, um maravilhamento", como explica o editor, crítico e poeta brasileiro Carlito Azevedo.

Fonte: Henrique Beltrão, professor da UFC e radialista da Universitária FM – fones: 85 3366 7477 / 3366 7478