UFC prepara o futuro no campo administrativo, assegura o Vice-Reitor em Seminário

Imagem: A atividade principal de quinta-feira foi o minicurso sobre Planejamento de Compras e Contratações, com Rodrigo Vissoto"Temos de introduzir a cultura da boa administração para preparar o futuro da Universidade no campo administrativo", afirmou o Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, ao abrir o último dia do Seminário de Gestão 1 – Planejamento de Compras e Contratações na Administração Pública, lembrando que, ainda neste ano, novos seminários serão realizados com outros temas ligados à gestão. A Pró-Reitora de Administração, Profª Denise Corrêa, no encerramento, reconheceu que o evento atingiu o objetivo dando destaque ao número de pessoas que atendeu o convite para participar da atividade.

"A importância do planejamento nos procedimentos de compras e contratações na administração pública" foi o tema abordado pelo auditor Antonio Araújo da Silva, do Tribunal de Contas da União (TCU), primeiro palestrante da manhã de hoje (25). Para ele, é "um tema presente no nosso dia a dia, no noticiário da imprensa, mas ainda apresenta tantas dificuldades", admitiu. Citou como exemplo dessas dificuldades as contratações para as obras de mobilidade urbana que, em Fortaleza, não foram viabilizadas antes da realização dos jogos da Copa do Mundo, como previsto.

Para admiração dos presentes, o palestrante informou que, enquanto no Brasil um processo de licitação se arrasta, quase sempre, por um ano, na Coréia do Sul demora apenas 30 minutos. Citando dados de 2012, disse que naquele ano a Administração Pública Federal contratou R$ 72,6 bilhões em 231,8 mil processos licitatórios.

Falando sobre o papel do gestor, Antonio Araújo da Silva destaca que é o de definir o processo de compra, a necessidade da aquisição e o bom aproveitamento dos recursos financeiros e humanos. Um planejamento insuficiente tem consequências negativas como aditivos e desperdícios, execução desconforme e qualidade ruim dos serviços executados. E disse dados preocupantes: no Brasil, 60% das obras, após seis meses de concluídas, já apresentam problemas.

O também auditor do TCU Roberto Sérgio do Nascimento abordou em sua palestra a "Justificativa da necessidade da contratação e descrição quantitativa e qualitativa do objeto", apontando vários casos com os quais já se deparou ao exercer suas funções. Contou o ocorrido numa prefeitura do Interior, que comprou uma quantidade exorbitante de queijo destinado ao lanche de crianças de zero a cinco anos, que o fez indagar ao ordenador de despesa: "as crianças estão vivas?". Ao longo de sua exposição, o auditor Roberto Sérgio discorreu sobre as regras essenciais da licitação pública, enfatizando a caracterização do objeto.

O ciclo de palestras do Seminário foi encerrado com a exposição do auditor Miguel Ofir Leitão Jr. sobre "Planejamento e seu reflexo na fiscalização dos contratos na administração pública". Em seguida, foi formada mesa para dirigir um momento de debates, com a seguinte composição: Prof. Luiz Antonio Maciel de Paula, Diretor do Centro de Ciências Agrárias; Prof. Barros Neto, Diretor do Centro de Tecnologia; Profª Denise Correa, Pró-Reitora de Administração, e os três auditores palestrantes.

Fonte: Pró-Reitoria de Administração – fone: 85 3366 7521