Programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Sociologia são nota 5 na Capes

A Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) reconheceu, após a análise de recursos, que os programas de pós-graduação em Engenharia Agrícola e Sociologia da UFC têm nota 5, conforme a última avaliação trienal, relativa a 2013.

No caso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, essa é maior nota entre os programas do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC com mestrado e doutorado e a segunda maior nota nacional dentro da área de Engenharia Agrícola, atrás apenas do programa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que tem nota 6.

De acordo com o Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFC, foram implementadas diversas estratégias com foco na avaliação e mobilização. "A avaliação continuada dos docentes e a realização de seminários de avaliação, que a partir de 2009 passaram a ter avaliadores externos ao programa, são exemplos de como se deve trabalhar para alcançar resultados positivos na pós-graduação", explicou.

HISTÓRICOS – O Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC iniciou suas atividades no ano de 1976 com o Curso de Mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem – CMID). No período de 1976 a 2003, o curso atingiu notas equivalentes a 3 e 4. No ano de 2004, o CMID recebeu rebaixamento da sua nota de 4 para 3. No final de 2004, iniciou-se trabalho de recuperação através de avaliações interna dos docentes e mobilização dos estudantes, servidores e docentes do Departamento.

No ano de 2007 houve a aprovação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), com mestrado e doutorado, ambos com nota 4, sendo que o doutorado iniciou suas atividades em 2008. Nesse novo formato, o corpo docente do Programa passou a contar com a colaboração da Embrapa e do Departamento de Ciências do Solo, do CCA.

Já o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC é constituído pelos cursos de Mestrado e Doutorado, ambos tendo como área de concentração a Sociologia e como áreas de domínio conexo a Antropologia, a Ciência Política, a Filosofia e a História. O Mestrado foi implantado em 1976, com área de concentração em Sociologia do Desenvolvimento.

Posteriormente, seguindo-se recomendações da Capes e tendo em vista mudanças no perfil das linhas de pesquisa e das áreas temáticas trabalhadas pelos docentes e discentes do curso, a área de concentração passou a ser Sociologia. Em 1994, foi implantado o Doutorado.

Atualmente, são cinco linhas de pesquisas no Programa: Cidade, Movimentos Sociais e Práticas Culturais; Cultura, Política e Conflitos Sociais; Diversidades Culturais, Estudos de Gênero e Processos Identitários; Pensamento Social, Imaginário e Religião; e Processos de Trabalho, Estado e Transformações Capitalistas.

Fontes: Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFC – fone: 85 3366 9732 / Prof. César Barreira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC – fone: 85 3366 7422