Alunos do Curso de Design de Moda vencem Concurso dos Novos, no Dragão Fashion

Imagem: Desfile da coleção Impetus, no Dragão Fashion BrasilOs alunos Davi Lopes, Pedro Oliveira, Felipe Marques e Nilo Barreto, do Curso de Design de Moda da UFC, formam a equipe vencedora do Concurso dos Novos, do Dragão Fashion Brasil, com a coleção Impetus – Quebrando o Repouso. O quarteto recebeu prêmio de R$ 8.000,00. A partir do tema proposto – "A moda move o mundo" – eles desenvolveram peças inspiradas na Teoria do Ímpeto, do filósofo francês Jean Buridan (1300-1358), que influenciou estudos sobre o movimento por físicos clássicos, como Isaac Newton.

Para Buridan, "ímpeto é a energia que o corpo recebe para abandonar o repouso e entrar em estado de movimento", explica Davi Lopes. Para traduzir a ideia em formas e cores, Davi conta que a equipe utilizou, na confecção das roupas, materiais não convencionais como o facto, tecido que mistura poliéster e algodão e é mais usado em decoração, para revestimento de sofás.

Outros materiais mais encorpados, como camurça sintética, feltro e cambraia fizeram contraste com tecidos mais leves, como o tule. Na coleção também foram usados neoprene, material de natureza emborrachada, e aplicação de foil, que deixa a superfície brilhante. A cartela de cores, informa Davi, incluiu desde tons neutros (no facto e na camurça) ao metalizado (foil), passando também pelo amarelo (gorgurão), verde-água (feltro) e azul-marinho (cambraia).

A vitória representou, para a equipe, a "sensação de alegria e dever cumprido", diz Davi. Ele relembra as dificuldades decorrentes da falta de recursos para produzir a coleção. "Muitas pessoas colaboraram", revela. Conta que fizeram rifas e festas e até venderam docinhos para obter verbas e financiar a coleção.

Imagem: Davi Lopes, Pedro Oliveira, Felipe Marques e Nilo Barreto, do Curso de Design de Moda da UFCA coordenadora do curso de Design de Moda da UFC, Profª Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, acrescenta que, além da UFC, que ficou em primeiro lugar, obtiveram, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares as equipes da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e do Instituto de Desenvolvimento Educação e Cultura (IDECC – CE).

Do concurso, também participaram alunos do Centro Universitário Dinâmico das Cataratas (PR), Faculdade Santa Marcelina (SP), Universidade Católica do Paraná (PR), Universidade Federal de Minas Gerais (MG) e Universidade Federal do Piauí (PI). Outras fotos do desfile podem ser conferidas no Facebook da coleção.

Fonte: Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, coordenadora do curso de Design de Moda da UFC – fones: 85 3366 9409 / 3366 9224