Procurar no portal

Comissão analisa propostas às resoluções; comunidade terá 30 dias para novas sugestões

Imagem: Reitoria da UFC (Foto: Jr. Panela)A Comissão que analisa as mudanças na carreira docente na UFC conclui, nos próximos dias, a análise das sugestões encaminhadas pela comunidade acadêmica. O grupo já encerrou a análise das sugestões relativas à progressão funcional e à avaliação docente e, agora, se dedica a avaliar as 58 propostas encaminhadas para a resolução que trata do regime de trabalho e da carga didática. 

Essas resoluções irão regulamentar a Lei nº 12.772, que trata do Plano de Carreiras e Cargos do ensino superior. As propostas relativas ao regime de trabalho vieram de unidades como o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), o Centro de Ciências Agrárias, o Campus de Sobral, e cursos como os de Cinema e Audiovisual, Publicidade e Filosofia, além do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc-Sindicato).

NOVO PRAZO PARA SUGESTÕES – A partir da conclusão dessa análise, a Comissão irá apresentar três anteprojetos, que serão publicados no Portal da UFC. Com base nesses novos anteprojetos, a comunidade terá mais 30 dias para apresentar novas sugestões pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ao final do prazo, a Comissão voltará a discutir as sugestões e elaborar um texto final, que será encaminhado ao Reitor Jesualdo Pereira Farias. A partir daí, as resoluções serão apreciadas e votadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

A discussão sobre as resoluções relativas à carreira docente começaram em junho do ano passado por uma comissão constituída por diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de programas acadêmicos e pelas pró-reitorias de Gestão de Pessoas; Graduação; Pesquisa e Pós-Graduação; Extensão e Assuntos Estudantis, com apoio de especialistas da área jurídica da Universidade.

Em outubro, a Comissão apresentou a primeira versão das minutas das resoluções. Os professores e demais integrantes da comunidade universitária foram convidados a enviar críticas e sugestões até março deste ano, quando teve início a análise do material encaminhado.

ENTENDA AS RESOLUÇÕES
REGIME DE TRABALHO – A minuta fixa regime de trabalho e carga horária dos professores do Magistério Superior, bem como os critérios de Carga Didática, Plano de Trabalho Semestral Docente, dedicação exclusiva e casos de alteração de regime de trabalho.

PROGRESSÃO FUNCIONAL – A minuta estabelece critérios e procedimentos para avaliação de desempenho e verificação do cumprimento dos requisitos necessários para a progressão funcional e a promoção por desempenho e/ou por titulação dos integrantes do quadro permanente do magistério superior da UFC.

O objetivo é uniformizar a tabela de pontos utilizada na avaliação dos docentes, tornando o processo mais transparente e objetivo, criando critérios que valorizem o mérito e ampliando o conceito de produtividade, com a inclusão das atividades de ensino, extensão e gestão, além da pesquisa que já vem sendo pontuada.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE – A proposta estabelece novos componentes na avaliação dos professores. O objetivo é ampliar a consciência coletiva nos departamentos e unidades acadêmicas, fazendo com que o esforço de todos e a qualidade dos cursos sejam considerados no resultado da avaliação.

Fonte: Prof. Custódio Almeida, coordenador da comissão que discute a carreira docente na UFC – fone: 85 3366 9410

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300