Núcleo da UFC passa a integrar o Cinturão Digital do Governo do Ceará
- Quinta, 08 Mai 2014 14:43
O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da UFC agora faz parte do Cinturão Digital, projeto do Governo do Estado do Ceará que visa prover, via rede de fibra ótica de alta velocidade e qualidade, acesso por banda larga nas principais cidades do Interior para conectar escolas, órgãos públicos e favorecer o ambiente de negócios nas empresas.
Desde abril, o Núcleo passou a fazer parte da rede metropolitana governamental Gigafor e, por consequência, do Cinturão Digital, graças à parceria entre o Nuteds e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), que disponibilizou links balanceados e redundantes para o Núcleo. Isso atende a uma demanda antiga do Nuteds, visto que o Núcleo poderá disponibilizar, com mais eficiência, todo o seu portfólio de serviços: Telessaúde Brasil Redes, UNA-SUS e Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Esses projetos dão apoio à área de Atenção Básica e às Redes de Atenção à Saúde, com ênfase na Segunda Opinião Formativa, beneficiando pacientes e profissionais de saúde no contexto da Estratégia da Saúde da Família e da comunidade.
O balanceamento de link é uma técnica para distribuir a carga da rede, proporcionando melhor tráfego, tornando o ambiente mais equilibrado e evitando sobrecarga. A redundância de link, item almejado por vários anos pelo Nuteds, consiste em um segundo link de rede que permite a permanência do serviço (no caso, o tráfego das informações digitais) caso um dos links fique fora de ar. É exatamente esse segundo link que garantirá a disponibilidade dos projetos do Nuteds 24 horas por dia, sete dias por semana.
NUTEDS – Entre as diversas ações do Nuteds, destacam-se as de Telecardiologia e Telepediatria com plantões fixos, além de Teledermatologia no modo off-line e produção e oferta de conteúdos didáticos pedagógicos adaptados para Educação a Distância (EaD) on-line em Saúde. A RUTE, por meio dos Grupos Especiais de Interesse (SIGs) – dedicados à promoção de debates, discussões de casos e diagnóstico a distância – proporciona a troca de experiências entre hospitais universitários e hospitais de ensino com programas de formação (residência médica, por exemplo).
Fonte: Amanda Alboino, assessora do Nuteds – fone: 85 3366 8654