Oi Futuro faz doação de 51 livros da Coleção Arte e Tecnologia à UFC

Imagem: Diretoria de Relações Institucionais da Oi entregou a coleção ao Prof. Jesualdo FariasO Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, recebeu no início da noite de ontem (8), em seu gabinete, a doação de 51 livros que integram a coleção Arte e Tecnologia, patrocinada pelo Instituto Oi Futuro, e registram não apenas importantes exposições realizadas pelo Instituto, mas também a trajetória de artistas singulares. As obras foram entregues pelos assessores da Diretoria de Relações Institucionais da empresa, jornalistas Nerilson Moreira Araújo e Eugênia Melo Cabral.

A coleção é considerada um marco na cultura brasileira e serve como fonte de conhecimento sobre a arte de nomes como Wally Salomão, Marcos Chaves, Carlos Vergara, Ivens Machado, Miguel Chevalier, Frederico Dalton, Sonia Andrade, Vicente de Mello, Brígida Baltar, Lenora de Barros e Xico Chaves, dentre outros. Nos livros estão um pouco da história mundial das Artes e da Tecnologia.

Um exemplo de fonte inédita para pesquisar a obra de um artista é o volume acerca do poeta Wlademir Dias-Pino, criador do poema-processo, conforme destaca Nerilson Moreira Araújo. O livro traz seus poemas matemáticos, muitos nunca publicados, confirmando-se como referência única de um dos fundadores do concretismo. Também convém assinalar o livro do cineasta Neville D’Almeida, Além cinema (Nova Fronteira), que faz um retrospecto da obra do artista e traz ensaios escritos por personalidades da cultura brasileira, como Hélio Oiticica e Nelson Rodrigues. Confira a relação de todos os livros doados.

O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, existe desde 2001 e emprega novas tecnologias de comunicação e informação para desenvolver projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e bem-estar social nos estados brasileiros. Suas diversificadas ações – no Ceará podem ser citados o apoio ao Festival de Teatro de Guaramiranga, o Festival de Música de Viçosa e o Cine Ceará – Festival Ibero americano de Cinema – visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

O Reitor Jesualdo Farias recomendou ao Coordenador de Comunicação e Marketing Institucional da UFC, Prof. Nonato Lima, também presente ao encontro, que fizesse a distribuição dos livros entre o Instituto de Cultura e Arte (ICA) e o curso de Arquitetura.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 3366 7331 / 3366 7332