Núcleo de Educação a Distância da UFC e Anvisa assinam acordo de cooperação

Imagem: Página inicial do site do NutedsA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) assinou, em abril, termo de cooperação com a UFC para produzir um curso básico em vigilância sanitária na modalidade de educação a distância (EaD). O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância (Nuteds) da UFC foi escolhido para desenvolver as aulas, devido à expertise na área de EaD on-line e à reconhecida qualidade na oferta de outros cursos para a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

O curso visa contemplar o chamado Plano Diretor de Vigilância Sanitária, buscando harmonizar a gestão do trabalho e educação em vigilância sanitária com as diretrizes da Política Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.

A parceria é de grande importância para o Nuteds e para a UFC, pois mostra a capacidade do Núcleo em produzir cursos nos diversos campos da Saúde. Para Fernando Viga Magalhães, chefe da Unidade de Gestão de Educação da Anvisa, o curso na modalidade EaD on-line é desejado há muito tempo pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). "Com a realização desse curso, pretendemos preparar melhor nossos trabalhadores de vigilância sanitária para atuar de forma mais segura e prevenir, eliminar ou diminuir riscos à saúde da população brasileira na oferta de produtos e bens de consumo", afirma.

A Anvisa abrange tanto a regulação sanitária quanto a regulação econômica do mercado. Também é responsável pela coordenação do SNVS, de forma integrada com outros órgãos públicos relacionados direta ou indiretamente ao setor da saúde.

Fonte: Amanda Alboino, assessora do Nuteds – fone: 85 3366 8654