Elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais na UFC inicia segunda fase

A equipe da Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (DESMT) da UFC deu início à segunda fase, nas unidades do Campus do Benfica, da avaliação de riscos dos ambientes de trabalho para elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais-PPRA. A atividade, que começou no dia 20 de março, está prevista para ser concluída este mês no campus e deve contemplar ainda os campi do Pici e Porangabuçu e do Interior.

A avaliação geral em toda a Universidade tem prazo de um ano para finalização. São averiguados riscos físicos (calor, ruído, radiação, dentre outros), químicos (contato com substâncias químicas) e biológicos (bactérias, fungos e vírus). Uma equipe composta por técnicos, engenheiros e médicos da área de Segurança e Medicina do Trabalho conduz as ações, acompanhada por um servidor com conhecimento das atividades e dos ambientes laborais dos setores das unidades a serem visitadas.

A elaboração do PPRA tem respaldo pela Norma Regulamentadora 9 da Portaria nº 3.214/78, emitida pelo Ministério do Trabalho. Tem como propósito a preservação da saúde e da integridade do trabalhador através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, considerando, também, a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Na UFC, a construção do PPRA ainda integrará as fases de conclusão e controle.

Fonte: Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho-DESMT – fone: 85 3366 7393