Silvia Bomfim Hyppólito entra para a galeria de Professor Emérito da UFC

Imagem: Profª Silvia Bomfim Hyppólito recebe do Reitor o título de Professor Emérito da UFC"O alicerce da honraria que agora recebo é a amizade", assegurou a Profª Silvia Bomfim Hyppólito ao receber o título de Professor Emérito da UFC, em solenidade realizada na noite de sexta-feira (9), no auditório da Reitoria. O Reitor, Prof. Jesualdo Farias, presidiu a sessão solene do Conselho Universitário e observou, em seu discurso, que a proposta do título concedido à Profª Silvia Bomfim foi "submetida a todas as instâncias competentes para a concessão dessa honraria e conquistou a simpatia e aprovação unânimes, refletindo o que já se sabia da Profª Silvia, ou seja, a admiração que todos lhe devotam nesta Instituição, o prestígio conquistado, entre seus pares, mercê da competência profissional e dos predicados humanos que fizeram dela uma protagonista de primeira grandeza no cenário do seu departamento, na Faculdade de Medicina e em toda a UFC".

Veja mais fotos da solenidade no Flickr da UFC

Os professores José Luciano Bezerra Moreira, Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, e Valéria Góes, Diretora da Faculdade de Medicina, foram indicados pelo Reitor Jesualdo Farias para conduzir a Profª Silvia para ser dado início à solenidade. Também o Prof. José Luciano Moreira foi indicado como o orador que saudaria a homenageada, e o fez traçando um perfil da nova Professora Emérita, desde quando, aos sete anos de idade, já se dedicava ao estudo de línguas estrangeiras. Ao final do pronunciamento pediu – e foi atendido – para que todos os presentes aplaudissem de pé "a vitoriosa Silvia".

Além de destacar as amizades que compartilha desde quando fez o Curso de Letras na UFC, passando pela época em que trabalhou na Escola Johnson, continuando pelos bancos da Faculdade de Medicina até agora, a Profª Silvia Bomfim enfatizou, em sua fala, profundo sentimento de gratidão a todos que, segundo diz, ajudaram-na a chegar até aquele momento. Lembrou, por exemplo, os que lhe deram apoio quando, já mãe de três filhos pequenos, decidiu fazer vestibular para Medicina.

Imagem: Autoridades acadêmicas e políticas compuseram a mesa da solenidadeUma figura de vital importância em sua vida profissional foi o Prof. Galba Araújo, médico que a inspirou a optar pela ginecologia, como assegurou e a quem conhecia desde quando foi convidada por ele a fazer um ano de estudos em Wisconsin (EUA), para quando voltar a trabalhar na Escola Johnson, mantida por norte-americanos.

EXEMPLO – "Como Professor Emérito, a Drª Silvia torna-se exemplo a ser seguido e esta é uma atribuição que deposito confiante sobre seus ombros, uma vez que conheço e reconheço os méritos da cientista, da pesquisadora, da docente, da extraordinária profissional médica, tão querida dos seus alunos, quanto dos colegas professores e dos servidores técnico-administrativos que com ela partilham a missão de fazer esta Universidade", disse o Prof. Jesualdo Farias. E ao encerrar sua fala, manifestou o desejo de que ela prossiga "ainda por muitos anos, envolvida nas lides acadêmicas".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332