Reitor aborda desenvolvimento das universidades federais com a Presidenta Dilma Rousseff

Imagem: Presidenta Dilma Rousseff assina decretos durante reunião com Reitores das Universidades Federais (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)O Reitor Jesualdo Farias participou, na tarde desta quarta-feira (21), de uma audiência com a Presidenta da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília. Como Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Reitor fez seu pronunciamento destacando a necessidade de uma agenda de desenvolvimento para as universidades federais.

Também participaram da reunião reitores de todas as 63 universidades federais brasileiras. Além da Presidenta e do Reitor, estiveram na audiência os ministros da Educação, Henrique Paim, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina.

Citando que, no mundo contemporâneo, a educação é fator determinante para o desenvolvimento e a melhoria nas condições de vida de uma sociedade, o Reitor afirmou que o campo educacional deve assumir um padrão compatível com a importância do País. "Nesse contexto, as universidades federais desempenham papel crucial, tanto na expansão e modernização do sistema como na oferta de um caminho de oportunidades para os jovens", argumentou.

Entre os fatores prioritários para o desenvolvimento das universidades federais, o Prof. Jesualdo elencou seis pontos: desenvolvimento nacional, desenvolvimento regional, inovação tecnológica e internacionalização, além da formação de professores e educação a distância.

O Reitor apontou a "expansão com qualidade" que as universidades apresentaram nos últimos anos, proporcionada pela alta nos investimentos e por políticas públicas que, segundo ele, têm se mostrado exitosas. Tal modelo resultou em melhorias como a criação de novas universidades e novos campi em áreas antes desassistidas, a ampliação de cursos noturnos e o aumento de vagas para estudantes.

Isso demandou a contratação de milhares de professores doutores e de técnicos, assim como a construção de laboratórios, salas de aulas, refeitórios, residências universitárias e outras instalações. Tudo ocorreu no âmbito do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

CONSOLIDAÇÃO - Com os avanços conquistados, o Reitor salientou que é indispensável uma política permanente para consolidar os novos cursos, os novos campi e as novas instituições, com o objetivo de dar continuidade ao crescimento do ensino superior no País. "A continuidade do processo de expansão e de modernização das universidades federais precisa considerar as diferentes características de cada uma das universidades", pontuou Jesualdo. Para isso, afirmou o Reitor, é necessário um adequado planejamento dos investimentos a partir de 2015. Nessa perspectiva, foi entregue à Presidenta um documento com as propostas de desenvolvimento para as universidades federais nos próximos 10 anos.

PRESIDENTA - Segundo o Prof. Jesualdo, o discurso da Presidenta Dilma foi ao encontro dos anseios da Andifes. Ela destacou e reconheceu a importância das universidades para o desenvolvimento do Brasil. Segundo ela, as instituições têm papel fundamental no diálogo entre o Governo, os setores empresariais público e privado e a sociedade como um todo, confluindo para o desenvolvimento econômico.

A Presidenta reconheceu ainda a importância da Andifes que, ao longo de seus 25 anos de existência, tem contribuído com ideias e com a execução de propostas para o crescimento do País.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fone: 85 3366 7331 / 3366 7332