Semana do Meio Ambiente da UFC discute gestão e sustentabilidade

Imagem: Logomarca UFC SustentávelCom o tema "Gestão Ambiental na UFC – O Caminho para a Sustentabilidade", a XII Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará será realizada no período de 2 a 7 de junho, com palestras, debates, oficinas, distribuição de mudas e implantação de horta, dentre outras atividades. O evento dará foco às metas e ações propostas no Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFC e temas relacionados à gestão ambiental. A abertura será no dia 2, às 8h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853 – Benfica), em Fortaleza. As demais atividades ocorrerão em diversos locais.

No dia 2, a abertura será com a palestra "Sistema de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)", pelo Prof. Darci Campani, assessor de Gestão Ambiental da UFRGS. Em seguida, acontece a mesa-redonda sobre "A Gestão Ambiental na UFC: apresentação do Plano de Logística Sustentável (PLS-UFC)", que terá como palestrante o Prof. Ernesto da Silva Pitombeira, Pró-Reitor de Planejamento UFC e depois a palestra: "A construção enxuta (lean) como alicerce para a construção sustentável", com a engenheira Caroline Valente, coordenadora de Lean e Green da C. Rolim Engenharia.

O Prof. Marcos Esmeraldo, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC, que está na coordenação da Semana, ressalta que a programação é extensa e diversificada, englobando sete palestras, duas mesas-redondas, três cursos, duas oficinas, plantio de espécies arbóreas, distribuição de mudas, identificação botânica das árvores do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e implantação de uma horta medicinal em Chorozinho, município localizado a 64 quilômetros de Fortaleza.

Imagem: Cartaz com a programação da XII Semana do Meio Ambiente da UFCEle destaca que, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), terá início a colocação de placas de identificação botânica das árvores do Campus do Pici, bem como o plantio de mudas de espécies nativas nas margens do açude Santo Anastácio. Também está programada uma mesa-redonda no auditório da Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias, sobre as ações de gestão ambiental no bioma caatinga.

Durante a Semana, serão oferecidos ao público, gratuitamente, cursos e oficinas sobre recuperação de áreas degradadas, produção de mudas enxertadas de fruteiras, cultivo em pequenos espaços, utilização de ervas, especiarias e flores na gastronomia e uma oficina sobre plantas medicinais (do cultivo às formulações artesanais) para os assentados do Projeto Terra Viva III, na zona rural de Chorozinho.

Na Praça do Trator, no Campus do Pici, serão distribuídas mudas de hortaliças, plantas medicinais e essências arbóreas. "Espera-se com essa ação extensionista conscientizar a comunidade acadêmica e a sociedade civil da importância da gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável das instituições públicas e privadas do Ceará", diz o Prof. Esmeraldo.

O evento é aberto ao público, mas para algumas atividades, como minicursos e oficinas, a pessoa interessada deve fazer inscrição enviando nome, curso ou entidade a que pertence, além do contato telefônico, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Acesse a programação detalhada.

Fonte: Prof. Marcos Esmeraldo, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias/UFC – fone: 85 3366 9671