Livro sobre Caio Prado Jr. será lançado quarta-feira no Museu de Arte da UFC

Imagem: Caio Prado Jr., aos 49 anos de idade, no Rio de Janeiro (Foto: Arquivo Folha Imagem)Será lançado quarta-feira (28), a partir das 18h, no Museu de Arte da UFC, o livro Caio Prado Jr: legado de um saber-fazer histórico (Editora Hucitec, 251p., R$ 40,00, sendo R$ 35,00 para estudantes), organizado pelos professores Antonio Gilberto Ramos Nogueira e Adelaide Gonçalves, do Departamento de História.

Os ensaios que compõem a publicação, guardadas as especificidades de cada pesquisador em relação à obra do historiador Caio Prado Jr., representam o esforço dos autores em identificar os marcos teóricos e metodológicos do saber-fazer histórico do também geógrafo, escritor, político e editor paulista. São ensaístas do livro os pesquisadores Maria Odila da Silva Dias, Bernardo Ricupero, Paulo Teixeira Iumatti, Marcia B. Mansur D’Alessio e Paulo Henrique Martinez. Além dos ensaios, o leitor encontrará no livro a cronologia da obra do historiador, produzida pela pesquisadora Débora Dias.Imagem: Capa do livro "Caio Prado Jr: legado de um saber-fazer histórico"

Também agradará ao leitor, em Caio Prado Jr: legado de um saber-fazer histórico, a reunião de um conjunto de fotografias inéditas, em suporte diapositivo, resultante da viagem que o historiador fez ao Nordeste em 1955, hoje sob a tutela do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP). Segundo os organizadores do livro, "no texto 'O Nordeste em diapositivo: o viajante, o fotógrafo e a escrita de história', procuramos observar o quanto as viagens e a fotografia são constituidoras da trajetória do historiador, do geógrafo e do etnógrafo. É sobre a historicidade do conhecimento produzido pelo pesquisador, que se valia de tais recursos e foi se aperfeiçoando ao longo de sua trajetória, que interessa-nos interrogar. Aqui vale destacar o duplo deste acervo: memória do saber-fazer histórico e importante registro do olhar do fotógrafo e viajante Caio Prado Jr. para compreendermos a complexidade da diversidade regional".

O Museu de Arte da UFC fica na Av. da Universidade, 2854 - Benfica.

Fonte: Prof. Antonio Gilberto Ramos Nogueira, organizador do livro, do Departamento de História da UFC – fones: 85 3366 7738 e 3366 7741