Professor da UFC traduz e lança biografia de Thomas E. Starzl na Reitoria

Imagem: Capa do livro "As pessoas quebra-cabeças: memórias de um cirurgião de transplantes"O Prof. José Joacylio Moreira Lima, do Departamento de Cirurgia da UFC, lançou na noite de quinta-feira (22), nos jardins da Reitoria, o livro As pessoas quebra-cabeças: memórias de um cirurgião de transplantes, tradução da autobiografia do médico norte-americano Thomas E. Starzl, diretor do Instituto de Transplantes do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Starzl foi presidente da Sociedade Internacional de Transplantes e da Sociedade Americana de Cirurgiões de Transplantes.

Saudando o autor, o Prof. Henry Campos, Reitor em exercício da UFC, se disse satisfeito por participar do lançamento de um trabalho que fala sobre transplantes, uma área que lhe é muito cara. Afirmou esperar que "nossos professores produzam cada vez mais" e sempre que optarem por lançar seus trabalhos na Reitoria serão "muito bem acolhidos". A apresentação do livro foi feita pelo Prof. José Maria Chaves, aposentado do Departamento de Cirurgia.

O título original do livro é The puzzle people: memoirs of a transplant surgeon, editado e publicado, em 1992, pela Universidade de Pittsburgh. O tradutor, Joacylio Moreira Lima, recebeu autorização do autor, tanto para traduzir como para reproduzir o material da versão original em inglês. Quando lançado nos Estados Unidos, o livro foi citado nas seções especializadas de jornais como o New York Times, que afirmou: "Starzl tem o talento para a escrita clara e vívida. Sua autobiografia, feita com discernimento nas paradas, nos começos e nos becos sem saídas da pesquisa médica, é uma lembrança de que as primeiras tentativas na experimentação em seres humanos raramente são bem-sucedidas".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332