Workshop aborda cooperação científica na área oceanográfica entre Brasil e Alemanha

Imagem: Cartaz da exposição Future Ocean.Nos dias 27 e 28 de maio, será realizado em Fortaleza o Workshop Brazil-Germany Cooperation in Ocean Science and Technology: Research and Capacity Building (Cooperação Brasil-Alemanha em ciência e tecnologia do oceano: pesquisa e capacitação), no Seara Praia Hotel (Av. Beira Mar, 3080, Meireles). Participam pesquisadores de institutos de Oceanografia e Ciências do Mar do Brasil e cientistas que realizaram pesquisas oceanográficas e climáticas entre o litoral nordestino e a costa africana nos últimos 11 meses, a bordo do navio de pesquisas alemão Meteor, que estará ancorado em Fortaleza.

Jovens pesquisadores brasileiros e ex-bolsistas do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) estão convidados. A UFC participa como organizadora do workshop através do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).

O encontro tem o objetivo de mapear as cooperações existentes nas áreas de Oceanografia e Ciências do Mar, bem como os programas de fomento e as ferramentas de intercâmbio disponíveis na Alemanha e no Brasil. Também serão apresentados os resultados de pesquisas recentes realizadas nos dois países. A área de Ciências do Mar foi incluída entre as prioritárias da cooperação Brasil-Alemanha, em setembro de 2013, em encontro da Comissão Mista de Ciência e Tecnologia.

O workshop é organizado pelo Geomar Centro Helmholtz de Pesquisa Oceânica, de Kiel (Alemanha), e pelo Labomar da UFC, com apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH-SP) e do DAAD. Mais informações sobre a programação estão no site do evento.

EXPOSIÇÃO – No dia 28 de maio, às 17h, a abertura da exposição Future Ocean Dialogue, em Fortaleza, marca o final da programação científica da Temporada da Alemanha no Brasil. Com entrada franca, a exposição ficará em cartaz no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura até 15 de junho. Na mostra são abordados diversos temas de pesquisas no fundo do mar, e, através de jogos interativos, os visitantes poderão aprender sobre o manejo sustentável da pesca.

Fonte: Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC - fone: 85 3366 7000