Oficina une literatura e bordado para homenagear Moreira Campos
- Terça, 27 Mai 2014 14:01
A oficina Bordando a Literatura, a ser ministrada pela Profª Elizabeth Ziani, é um convite para "uma viagem bordada pela literatura de Moreira Campos". Aberta ao público em geral, será realizada de 2 a 6 de junho, das 9h às 11h30min, na Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, no Campus do Benfica. A iniciativa é do Acervo do Escritor Cearense, coordenado pela Profª Neuma Cavalcante, e da Biblioteca de Ciências Humanas. Objetiva celebrar o centenário de nascimento do escritor Moreira Campos (1914-1994).
Lídia Barroso, colaboradora do Acervo e integrante da comissão organizadora da oficina, explica que as inscrições estão abertas até o preenchimento das 30 vagas. O interessado deve enviar nome e contato telefônico para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para participar, basta gostar de bordar ou ter afinidade com desenho, mesmo que não tenha muita habilidade. O material será fornecido pelos organizadores da oficina. Antes do início, a comissão enviará, para os inscritos, uma série de contos do escritor Moreira Campos como fonte de inspiração para os bordados.
SOBRE ELIZABETH ZIANI – Criadora do projeto Bordando a Literatura, ela é doutoranda na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na Universidade de São Paulo (USP). Idealizou o projeto Memória Viva, com desdobramentos em São Paulo e Minas Gerais (Memória Viva do Sertão, Memória Viva do Morro, Memória Viva da Estação). Desde 1997 participa das Semanas Culturais em Cordisburgo (cidade natal do escritor João Guimarães Rosa), Morro da Garça e Andrequicé (MG), ministrando oficinas e cursos. Participa também do Teia de Aranha, grupo de bordadeiras de São Paulo.
Concebeu o projeto De Danúbio ao São Francisco – Guimarães Rosa para Todos, iconografia bordada da vida e obra do escritor. Em seu currículo conta ainda curadoria do projeto Manto do Vaqueiro, bordado itinerante com participação de 200 bordadeiras, e criação do Fio a Fio – Bordar São Paulo. Atualmente integra o Núcleo de Estudos – Literatura Viva. Foi vencedora do Concurso de Apoio a Projetos de Publicação de Livros no Estado de São Paulo (Proac) em 2009 e 2011. Publicou o livro Sequência, nossa vida na rua.
Fonte: Lídia Barroso, da comissão organizadora da oficina – fone: 85 9714 1915