Vice-Reitor representa UFC em missão educacional de alto nível aos Estados Unidos

O Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, integra a delegação brasileira do Ministério da Educação que cumpre missão educacional de alto nível à Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), de amanhã (28) até sexta-feira (30). A comitiva reúne reitores e representantes de universidades brasileiras que mais enviam estudantes aos EUA. O grupo participará do NAFSA's Campus Presidente Day, encontro anual promovido pela Association of Internacional Educators (NAFSA). O programa também prevê contatos com universidades californianas.

Nesta quarta-feira (28), o grupo estará na cidade de San Diego, onde acontece o NAFSA's Campus President Day. A sessão plenária de abertura do encontro, às 16h, terá a participação de José Manuel Ramos-Horta, ícone do movimento de libertação do Timor Leste, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1996. Às 19h, acontece jantar de abertura do encontro, com a palestra "Desenvolvimento, desafios e oportunidades em educação superior na África", proferida por Narciso Matos, diretor executivo da Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Moçambique.

Na quinta-feira (29), a programação do Campus President Day inclui, pela manhã, sessão sobre "Histórias de sucesso em internacionalização", com painelistas de universidades da Califórnia, e outra sobre "Parcerias institucionais: construindo competências globais no campus", tendo como moderadora a presidente emérita da Universidade do Estado da Califórnia, Jolene Koester. Em seguida, o economista Jamil Salmi, ex-coordenador de educação profissional do Banco Mundial, falará sobre "Capacitação superior no mundo desenvolvido: lições da experiência".

Na programação da tarde, estão previstas visita ao hall de exposições da NAFSA e sessão plenária com a participação da ativista e educadora Kakenya Ntaiya, fundadora do Kakenya Center for Excellence, primeiro internato para educação feminina em Enoosaen, cidade natal da palestrante, no Quênia. À noite, a comitiva participa de recepção oferecida pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Associação de Assessorias de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para Assuntos Internacionais (FAUBAI) e MEC.

No dia 30, a missão segue para a cidade de Los Angeles para reunião no Consulado do Brasil com representantes de universidades norte-americanas. Depois do almoço, o grupo fará visita ao campus da Universidade do Sul da Califórnia (USC).

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307