Artigo de revisão de pesquisadores da UFC ganha destaque internacional

Um artigo científico de revisão sobre as atividades biológicas de lectinas, produzido por pesquisadores do BioMol Group, da UFC, teve forte repercussão internacional. O artigo faz parte do livro Carbohydrates – comprehensive studies on glycobiology and glycotechnology e registrou mais de 3 mil acessos no site da editora In Tech, especializada em publicações científicas, o que foi considerado pela própria editora como um "resultado impressionante".

Segundo relatório enviado pela In Tech, os países que mais acessaram o estudo foram, pela ordem, os Estados Unidos, Índia, Brasil, Reino Unido e China. "Quando se observa não apenas o número, mas os países de onde se originaram os acessos, é fácil perceber que o tema tem forte apelo científico", avalia o Prof. Edson Holanda Teixeira.

No estudo,os pesquisadores do BioMol Group fazem uma revisão geral da literatura sobre o assunto – com ênfase para alguns resultados de lectinas obtidas a partir de algas marinhas e plantas do Ceará como ferramenta biológica em estudo de biofilmes microbianos, diagnóstico de tumores, atividade anti-inflamatória e imunomodulação, dentre outras.

O artigo é assinado pelos pesquisadores Edson Holanda Teixeira, Francisco Sousa Arruda e Bruno Rocha da Silva, do Laboratório Integrado de Biomoléculas (Libs/UFC); Benildo Sousa Cavada, Kyria Nascimento e Victor Carneiro, do Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas (BioMol Lab/UFC); e Celso Nagano e Alexandre Holanda Sampaio, ambos do Laboratório de Bioquímica Marinha (Biomar Lab/UFC).

Lectinas são proteínas vegetais cuja característica é se ligar, de forma reversível, a açúcares. Por conta disso, elas atuam como importantes ferramentas biológicas para a compreensão de processos que dependem do arranjo entre proteínas e carboidratos, a exemplo da comunicação celular, processos inflamatórios, desenvolvimento de biofilmes microbianos, imunização e desenvolvimento de cânceres.

Fonte: Prof. Edson Holanda Teixeira – fone: 85 3366 8309