Projeto da UFC é porta de entrada para interessados em largar o tabagismo

O dia 31 de maio é firmado no calendário como o Dia Mundial sem Tabaco, promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A iniciativa começou em 1987, como estratégia para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao uso dessa substância. Em 2014, a campanha visa estimular os governos a aumentarem os impostos sobre o tabaco, método que a OMS considera eficiente para a redução do consumo.

Na Universidade Federal do Ceará, a Divisão de Apoio Psicossocial (Diaps) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) desenvolve uma ação específica para orientar sobre os riscos do tabaco. Trata-se do "Projeto de Prevenção e Acompanhamento dos Servidores com Problemas Decorrentes do Uso/Abuso do Álcool e/ou outras Drogas (PPAD/UFC)", que conta com uma equipe de assistentes sociais e psicólogos.

O projeto é uma porta de entrada para quem deseja parar de fumar. Qualquer servidor, docente ou técnico-administrativo, pode entrar em contato com a Diaps, através do número 85 3366 7887.

O tabaco é considerado a maior causa de morte potencialmente evitável e, segundo a OMS (2014), acomete 6 milhões de pessoas por ano – dessas, cerca de 10% são fumantes passivos. A projeção é que esse número aumente para 8 milhões em 2030.

Serviço: Projeto de Prevenção e Acompanhamento dos Servidores com Problemas Decorrentes do Uso/Abuso do Álcool e/ou outras Drogas
Fone: 85 3366 7887
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – fone: 85 3366 7887