UFC é autora de 17 dos 29 projetos científicos que terão investimentos da Funcap

A UFC é autora de 17 dos 29 projetos aprovados no edital de "Estímulo à cooperação científica e desenvolvimento da pós-graduação", da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Um total de R$ 2,8 milhões será investido nos 29 projetos selecionados.

A Funcap recebeu 40 propostas, sendo nove desqualificadas na primeira etapa e duas não recomendadas pelo comitê avaliador. Além da UFC, também a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) tiveram programas de pós-graduação beneficiados.

O objetivo do edital é fortalecer o ensino de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico e doutorado) no Ceará, por meio do financiamento de despesas de custeio inerentes à execução dos trabalhos. O valor máximo de cada proposta foi de até R$ 80 mil para os cursos com nota 3; até R$ 100 mil para os cursos com nota 4; e até R$ 120 mil para os cursos com nota 5 ou 6. O prazo máximo de execução dos projetos aprovados é de 24 meses, desde que não se ultrapasse a vigência do acordo Capes/Funcap, que vai até 10 de agosto de 2016.

Os programas de pós-graduação da UFC beneficiados com recursos do edital são: Artes, Ciências Médicas, Ciências Morfofuncionais, Comunicação, Ecologia e Recursos Naturais, Economia Rural, Enfermagem, Engenharia Elétrica e de Computação, Engenharia Mecânica, Farmacologia, Física, Letras, Linguística, Matemática, Odontologia, Patologia e Química. Confira detalhes do resultado no site da Funcap.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funcap – fone: 85 3275 9629