Comissão de Ética da UFC é elogiada pela Comissão de Ética Pública da Presidência

Imagem: Representantes da Comissão de Ética Pública da Presidência da República foram recebidos na Vice-Reitoria da UFCMembros da Comissão de Ética da UFC estiveram reunidos na manhã da última quarta-feira (4), na sala da Vice-Reitoria, com os representantes da Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República Pollyanna Rodrigues Costa e Raimundo Nonato da Silva, que realizaram visita técnica à Universidade para avaliar as atividades da comissão aqui implantada.

Participaram da reunião os membros da Comissão de Ética da UFC: João Lucas Marques Barbosa, Faustino de Albuquerque Sobrinho, Helena Serra Azul Monteiro, Maria do Socorro de Sousa Rodrigues, Fernando Henrique Monteiro Carvalho, José Edmar da Silva Ribeiro e Teresa Cristina Aguiar Lima. O Chefe de Gabinete do Reitor, Prof. José Maria de Sales Andrade Neto, representou o Reitor Jesualdo Farias, que estava em reunião.

Raimundo Nonato da Silva, colaborador instrutor da CEP, falou sobre as responsabilidades da Comissão de Ética e destacou a importância da função educativa. De acordo com ele, foi identificada uma excelente prática por parte da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, que desenvolve curso de 60 horas/aula sobre Ética Pública para servidores da UFC.

Veja mais fotos do encontro no Flickr da UFC

Em seguida, Pollyanna Rodrigues apresentou como positivo o resultado da visita e elogiou o trabalho da comissão da UFC, que "conseguiu obter vários avanços em tão pouco tempo". De acordo com Pollyanna, diversos aspectos identificados em 2010, durante a última visita realizada pela CEP na UFC, foram melhorados. Entre os avanços destacados, estão: a designação dos membros da comissão, titulares e suplentes, e o funcionamento contínuo da secretaria executiva. "Apesar de a comissão ter sido criada em outubro de 2013, em pouco tempo já foi feito um trabalho árduo para elaboração e aprovação de um Regimento Interno e do código de conduta da Universidade, que são passos muito importantes", afirmou.

A representante da comissão destacou ainda a recente publicação do site da Comissão de Ética da UFC, como instrumento de informação e orientação para os servidores, além da estruturação do planejamento das atividades deste ano. Os representantes da CEP deixaram como recomendações de melhorias da atuação da comissão na UFC a realização de capacitações dos agentes públicos da Universidade para a questão da ética e a participação dos membros em cursos e eventos promovidos pela CEP. O Prof. José Maria destacou o interesse da Reitoria em apoiar o trabalho da comissão.

COMISSÃO DE ÉTICA – A Comissão de Ética da UFC foi criada pela Portaria nº 3.677A, de 15 de outubro de 2013, com caráter consultivo de dirigentes e servidores da UFC. Ela faz parte do Sistema de Gestão de Ética, instituído no Poder Executivo Federal por meio do Decreto nº 6.029, de 2007, o qual congrega todas as Comissões de Ética dos órgãos públicos do Executivo Federal, sob coordenação, avaliação e supervisão da Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República.

Fonte: Comissão de Ética da UFC – fone: 85 3366 7414