Colação de grau da 103ª turma de Medicina e colação especial de mais nove cursos

Imagem: Solenidade aconteceu na auditório da FEAAC, na última sexta-feira, 6 de junho (Foto: Ribamar Neto)A colação de grau da 103ª turma da Faculdade de Medicina e a colação de grau especial dos cursos de Matemática (licenciatura), Ciências Biológicas, Direito, Letras, História, Engenharia de Pesca e Enfermagem, dos campi de Fortaleza, e de Odontologia e Psicologia, do Campus de Sobral, da UFC, foram realizadas às 17h30min de sexta-feira (6), no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).

"Todos nos sentimos tomados pelo sentimento do dever cumprido, o que nos preenche de indizível satisfação", disse o Reitor Jesualdo Farias no início de seu discurso. Reconheceu que "os novos profissionais, portadores de um diploma que lhes transmite responsabilidades e desafios, concretizam um sonho longamente acalentado, sonho que, com certeza, era compartilhado dia e noite por seus pais".

Veja mais fotos no Flickr da UFC

Na mesa que presidiu a solenidade, além do Reitor Jesualdo Farias, estavam o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, e os professores José Milton de Castro Lima (orador docente), Manoel Oliveira Filho, representando a Diretoria da Faculdade de Medicina, Mário Áureo Moreira, coordenador do curso de Odontologia de Sobral, e Vicente de Paula Teixeira Pinto, Diretor do Campus de Sobral.

O concludente de Medicina Paulo Henrique Freitas dos Santos foi o orador representante dos formandos, que começou destacando a homenagem feita ao Prof. Milton de Castro Lima, que empresta seu nome à turma. Disse também imaginar quantos homens e mulheres contribuíram para que a Faculdade de Medicina alcançasse o conceito de excelência que desfruta e garantiu que todos sentiam orgulho de ser formados "por essa instituição".

Imagem: Solenidade aconteceu na auditório da FEAAC, na última sexta-feira, 6 de junho (Foto: Ribamar Neto)Lembrou a dificuldade de ingressar na Universidade, dando seu próprio exemplo: tentou quatro vezes o então vestibular, para, por fim, conseguir uma vaga. Assegurou que todos ali eram "diferenciados" e que se sentiam "cotistas", porque faziam parte da cota dos estudantes que ingressaram na Faculdade "em decorrência de muito esforço". Garantiu que muito aprenderam com os professores, mas acima de tudo com os pacientes que lhes chegavam às mãos com suas enfermidades e sua vida de singeleza.

Lamentou o desprestígio que, segundo disse, atingiu a classe médica – muito por culpa dos próprios médicos, admitiu – e exortou os colegas a se dedicarem à tarefa de trabalhar para recuperar a autoestima da classe. Destacou, porém, que a crise na saúde pública do País não tem os médicos "como únicos culpados", e sim problemas de gestão. Finalizou o pronunciamento recordando os bons momentos vividos com os colegas, que se tornaram "uma grande família".

O Prof. Milton de Castro Lima fez de seu discurso um conjunto de orientações e conselhos aos novos médicos. Falou de união entre eles, de como devem conduzir suas carreiras profissionais, baseadas, principalmente na ética.

Imagem: Solenidade aconteceu na auditório da FEAAC, na última sexta-feira, 6 de junho (Foto: Ribamar Neto)60 ANOS – O Reitor Jesualdo Farias, em trecho de seu pronunciamento, referiu-se aos 60 anos da UFC, ressaltando que a data "tem valor simbólico tanto para nós quanto para toda a sociedade cearense dada a simbiose que existe entre a Universidade e o meio, dada a presença da Instituição acadêmica em todos os municípios de nosso Estado, dada a dispersão de profissionais egressos da UFC em todos os escalões dos setores público e privado", e convidou todos os presentes a se unirem nas comemorações da "universidade-mãe de todas as universidades cearenses".

ESPECIAL – A realização da colação especial se deve ao fato de que os estudantes que receberam o grau necessitam do diploma para apresentar nos locais onde já conseguiram se empregar, muitos dos quais por meio de concurso público, conforme explicou o Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332