Auditório da Reitoria sedia colação de grau especial para 34 alunos

Imagem: Cerimônia de colação de grau especial de 34 alunos graduados (Foto: Ribamar Neto)Foi realizada na noite da última quarta-feira (18), no auditório da Reitoria da UFC, uma cerimônia de colação de grau especial. Ao todo, foram 34 alunos graduados, oriundos dos cursos de Design de Moda, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Letras, Química, Educação Física e História. O Reitor Jesualdo Farias presidiu a solenidade, que contou ainda com a presença do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, e do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Ciro Nogueira.

Veja mais fotos da colação especial no Flickr da UFC

Em sua fala, o Reitor parabenizou os concludentes e familiares e fez um breve panorama das atividades e conquistas da Instituição nos âmbitos nacional e internacional, com os crescentes índices nas avaliações da graduação e da pós. "Hoje temos estudantes de 177 municípios do Estado, e isso é importante porque, daqui a 15, 20 anos, o desenvolvimento do Ceará vai estar pautado na ação desses profissionais que estamos formando e que têm uma relação muito grande com sua origem. Muitas dessas conquistas de melhoria dos cursos se devem ao empenho de vocês, nossos ex-alunos, que fizeram o Enade e têm levado a sério esse processo de avaliação, colocando nossos cursos como os melhores do País", afirmou.

Jesualdo Farias abordou ainda o processo de expansão da UFC, com inauguração dos campi de Russas e Crateús prevista para o próximo semestre, e destacou os novos investimentos da Universidade na área de formação de professores. "Estamos fortalecendo nosso Campus de Sobral, onde prevemos, para o ano que vem, o início das obras de infraestrutura para a criação de um grande centro de formação de professores, por compreendermos como fundamental o papel de nossa Universidade nas licenciaturas. A UFC vai ter um protagonismo nacional na formação de professores, já focando as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação, recentemente aprovado no Congresso Nacional", declarou.

Imagem: Clara Coelho e Mahara Miranda, mãe e filha, respectivamente (Foto: Ribamar Neto)UFC EM FAMÍLIA – Muitas emoções e histórias de vida compuseram a solenidade de colação de grau. Uma delas foi a de Clara Coelho e Mahara Miranda, mãe e filha, respectivamente. Clara, que atua como servidora na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, afirmou ter sentido um sabor mais doce na conquista da filha Mahara, que se graduava em Enfermagem. "É um momento tão feliz, me sinto tão realizada, o que mais queria era ter minha filha na universidade onde trabalho. Sinto muito orgulho em estar trabalhando aqui e ela concluir hoje", comentou.

Para a jovem Mahara, a colação se fez ainda mais especial pelo fato de comemorar junto à mãe o fim do curso, já dando os primeiros passos na vida profissional. "É um momento muito emocionante, jamais pensei que a cerimônia fosse tão bonita. As expectativas agora são as melhores, pois a Universidade prepara a gente muito bem e, na área da Enfermagem, está aparecendo muito concurso, tanto federal quanto municipal. A nossa turma está se destacando muito e já estamos aguardando o resultado da segunda fase de uma seleção", disse.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 3366 7331 e 3366 7332