Palestra com oncologista da USP encerra XII Curso de Iniciação Científica, na sexta-feira (27)

Imagem: Prof. Roger Chammas, da USP, profere palestra de encerramento do curso (Foto: Divulgação)Ocorre na próxima sexta-feira (27) o evento de encerramento do XII Curso de Iniciação Científica em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica, da Faculdade de Medicina da UFC. Na ocasião, será apresentada a palestra "Angiogênese e controle do tônus vascular em tumores experimentais", ministrada pelo Prof. Roger Chammas, da Universidade de São Paulo (USP).

O evento será às 14h, no anfiteatro do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC (Av. Cel. Nunes de Melo, 1127, Rodolfo Teófilo), seguido da participação do grupo da Seara da Ciência da UFC, que apresentará a peça teatral intitulada Somos o que comemos?.

O palestrante, Roger Chammas, é professor titular de Oncologia da Faculdade de Medicina da USP e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi pesquisador visitante do Instituto Friedrich-Miescher, na Suíça; da Faculdade de Saúde Pública de Harvard e do Centro Moffitt de Pesquisa do Câncer, ambos nos Estados Unidos; e da Universidade Federal de São Paulo. O docente já publicou mais de uma centena de trabalhos científicos na área de câncer em revistas de grande impacto científico internacional.

SOBRE O CURSO – O curso de férias Iniciação Científica em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica é um evento gratuito de difusão científica destinado a alunos de graduação da área biomédica das universidades públicas do Norte e Nordeste, com o intuito de despertar o interesse em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica e identificar eventuais jovens talentos.

A atividade já rende seus primeiros frutos acadêmicos, uma vez que alguns egressos desses cursos já são alunos de programas de pós-graduação ou professores de universidades públicas federais, tanto na UFC como em outras instituições.

Fonte: Roberto César, professor do Departamento de Fisiologia e Farmacologia – fone: 85 3366 8588