Teatro Universitário apresenta espetáculos de grupos cearenses em julho

Imagem: Espetáculo TAR de conclusão da turma do Curso de Licenciatura em Teatro do IFCE (foto: Divulgação)Neste mês de julho, o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da Universidade Federal do Ceará, tem em sua programação espetáculos produzidos por grupos teatrais formados no Ceará – dois deles oriundos do meio acadêmico, compostos por egressos do Curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE). As sessões têm quantidade limitada de ingressos, que podem ser reservados através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Confira a seguir os detalhes da programação.

Às quintas-feiras, nos dias 10, 17, 24 e 31 de julho, às 20h, o compositor e ator Daniel Medina interpreta, em formato solo, sua mais recente produção, partindo da teatralidade inerente às canções. Os interessados devem fazer reserva de ingressos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Imagem: Caio e Léo, texto do jovem dramaturgo cearense Rafael Martins (foto: Sol Coelho)Às sextas-feiras, nos dias 11, 18 e 25 de julho, às 19h, será apresentado TAR, espetáculo de conclusão da turma 2010.2 do Curso de Licenciatura em Teatro do IFCE. A montagem expõe os anseios contemporâneos, abrindo discussão para as relações entre cidade e sujeito.

As personagens-personas estão sempre procurando por algo que as satisfaça, um lugar utópico: TAR. Todos acreditam que chegando lá serão felizes, lugar onde seriam capazes de realizar seus desejos mais profundos, onde tudo é belo e bom. A peça é inspirada no texto Fando e Lis, do dramaturgo e cineasta espanhol Fernando Arrabal, e tem classificação indicativa de 16 anos. A entrada é gratuita.

Aos sábados e domingos, nos dias 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de julho, também às 19h, o Outro Grupo de Teatro apresenta a segunda temporada de Caio e Léo. O texto do jovem dramaturgo cearense Rafael Martins conta como Caio e Léo se conhecem por acaso em um fim de tarde, num píer à beira-mar, e sobre como os dois terminam por se envolver. Para um deles, no começo, há entraves que impedem um mergulho mais desimpedido. O texto parte do acontecimento amoroso entre os personagens para refletir também sobre tempo, afetividade e sexo.

No elenco estão Ari Areia e Tavares Neto (ex-aluno de Jornalismo e aluno de Cinema e Audiovisual da UFC, respectivamente), sob direção de Yuri Yamamoto. Com duração de 55 minutos, não é recomendado para menores de 16 anos. Para assistir à peça, os interessados devem fazer reserva de ingressos – R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) – pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Imagem: Clássico de William Shakespeare que ganhou nova montagem do Coletivo Cambada (Foto: Levy Mota)Encerrando a programação do mês, no dia 28 de julho, às 20h, o Projeto TU Residência – Pavilhão da Magnólia convida para a apresentação do espetáculo Otelo, clássico de William Shakespeare que ganhou nova montagem do Coletivo Cambada, formado por egressos do Curso de Licenciatura em Teatro do IFCE.

A trama tem como personagem principal Otelo, homem de mente perturbada pelo ciúme que reage devastadoramente contra sua esposa, Desdêmona, acusada injustamente. O espetáculo dirigido por João Andrade Joca expõe os diversos instintos das personagens, por meio da corporeidade e do minimalismo, abordando temas como amor, ódio, inveja, ciúme, intriga e racismo. A entrada é franca.

O Teatro Universitário fica na Av. da Universidade, 2210, Benfica. Mais informações através dos telefones 85 9612 1793 ou 3366 7832.

Idealização e realização: Teatro Universitário
Produção executiva: Projeto TU Residência – Pavilhão da Magnólia
Produção técnica: corpo técnico do TU.

Fonte: Prof. Hector Briones, diretor do Teatro Universitário – fone: 85 3366 7832