Projeto de extensão Gol de Placa mostra a diversidade do Ceará ao público local e visitante

Imagem: Turistas visitam a exposição do projeto no Aeroporto Internacional Pinto Martins (Foto: Divulgação)Você sabia que o tatu-bola, que inspirou o Fuleco, mascote da Copa do Mundo da FIFA 2014, vive numa reserva ambiental no Ceará? Tudo sobre esse lance e muito mais estão na mostra Gol de Placa do Estado Ceará, em cartaz no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins e, em breve, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A exposição resulta de um projeto de extensão criado e coordenado pela Profª Eveline Barbosa Silva Carvalho, do Departamento de Teoria Econômica da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da UFC. Poderá ser visitada até o fim do ano.

Composta por 40 painéis com fotos e textos – oito já instalados no aeroporto e 32 a serem expostos no Dragão –, a mostra leva ao público informações históricas, econômicas, culturais, geográficas, políticas, sociais, turísticas e curiosidades. O público fica sabendo sobre a colonização do Ceará e o pioneirismo em libertar os escravos; faz um passeio pelas riquezas naturais de nosso litoral, serras e sertão e seus pontos turísticos; conhece as áreas econômicas que fazem do Estado uma terra de oportunidades; e aprende sobre personagens cearenses de destaque no Brasil e no exterior, entre outras informações. O conteúdo está em português, inglês, espanhol e QR código.

"Esse projeto recebeu apoio unânime de todos os professores do Departamento de Teoria Econômica; do Curso de Ciências Econômicas e demais membros do colegiado da FEAAC; da Pró-Reitoria de Extensão, que deu oportunidade a três bolsistas de participar da elaboração do trabalho; e da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP), que firmou convênio com a Casa Civil do Governo do Estado para o financiamento dos painéis", afirma a Profª Eveline.

E O FULECO? – A mostra conta direitinho como o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) típico de regiões semiáridas, virou o símbolo da Copa. O nome popular advém do fato de, em situação de perigo, ele se encolher na carapaça assumindo o formato de uma bola. O animal, em risco de extinção, faz parte da fauna silvestre abrigada na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), na Serra das Almas, sertão de Crateús. Foi para chamar a atenção do mundo sobre a importância de preservar o tatu-bola que a ONG cearense Associação Caatinga propôs, e conseguiu, transformar o bicho em mascote da Copa. O nome "Fuleco" surgiu de um jogo com as palavras "futebol" e "ecologia".

FICHA TÉCNICA DO PROJETO – Coordenação: Profª Eveline Barbosa Silva Carvalho. Bolsistas: Tanara Jéssica Marques Araújo (líder da equipe), Thiago Carvalho Teófilo e Lorena Martins Costa, estudantes do curso de Ciências Econômicas da FEAAC. Revisão: professores Mônica Alves Amorim e Alfredo José Pessoa de Oliveira, do Departamento de Teoria Econômica. Versão em inglês da exposição do aeroporto: Profª Diana Costa Fortier Silva, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC. Versão em espanhol: Prof. Valdecy de Oliveira Pontes e Profª Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza, do Departamento de Letras Estrangeiras. Revisão da versão em inglês da exposição no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: Profª Mônica Alves Amorim. Saiba mais no site do Projeto.

Fonte: Profª Eveline Barbosa Silva Carvalho, chefe do Departamento de Teoria Econômica da FEAAC – fone: 85 3366 7798