Alunos concluem estágio em empresa que transmite a Copa do Mundo da FIFA 2014
- Quinta, 03 Julho 2014 10:46
- Última Atualização: Quinta, 03 Julho 2014 15:15
"Eu fiz parte da Copa do Mundo de 2014". É essa a sensação dos 14 alunos da UFC que receberam terça-feira (2) os certificados de participação no Programa de Estágio da Host Broadcast Services (HBS), emissora responsável pelas transmissões da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil. A cerimônia foi realizada na Arena Castelão, com a presença de representantes da HBS, da Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, e do Coordenador da Agência de Estágios, Prof. Rogério Mâsih.
O termo de convênio entre a empresa e a UFC foi firmado em 2013 e tem duração de quatro anos. Parceria semelhante já havia sido firmada na Copa das Confederações. A Profª Márcia Machado, durante a cerimônia de entrega dos certificados, destacou a oportunidade conquistada pelos estudantes de aprender o que vai além da teoria.
A seleção foi divulgada pela Agência de Estágios da UFC e os alunos passaram por um processo seletivo que incluía entrevista em inglês e treinamento de dois dias. Os discentes foram treinados em áreas como gestão de eventos, produção de TV e transmissão. Ao final, foram selecionados 14 dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Jornalismo e Letras. O estágio é remunerado e durou de um a três meses, dependendo da área de atuação.
Veja mais fotos da cerimônia de entrega dos certificados no Flickr da UFC
Representantes da UFC foram convidados para conhecer pessoalmente o trabalho dos estudantes na empresa, durante o jogo ocorrido no último dia 29, na Arena Castelão. Rogério Mâsih chama a atenção para a importância dada ao trabalho dos estagiários. "Eles são valorizados como profissionais e respondem como tal", explicou. O coordenador da Agência de Estágios da UFC destaca que a experiência dos estudantes no exterior, seja através do Ciência sem Fronteiras ou de outros programas de mobilidade acadêmica, foi o diferencial para o êxito na seleção.
É o caso de Matheus Barros, do último semestre do curso de Engenharia de Produção, que estudou um ano em uma universidade nos Estados Unidos através do programa Ciência Sem Fronteiras. Ele foi selecionado para uma das duas vagas de estagiário de logística na HBS e iniciou o trabalho em abril. "Já havia trabalhado no PET e em uma indústria, mas aqui é uma experiência totalmente diferente pelo nível de profissionalismo e qualidade. Nada pode dar errado", explicou.
O estudante de Administração Sérgio Aguiar, que trabalhou como voluntário na Copa das Confederações, no ano passado, considera que essa atividade ajudou na seleção, além do inglês e espanhol fluentes, adquiridos nas duas experiências de estudo no exterior, no Canadá e na Espanha, ambas com duração de um ano. Ele atuou como assistente da gerência de transmissão, unidade responsável por todos os funcionários da empresa e pela mídia da Arena Castelão. "Foi uma experiência fantástica! Trabalhamos com gente do mundo todo. O mais legal foi ver como um evento gigante como esse funciona", ressaltou.
Fonte: Agência de Estágios da UFC – fone: 85 3366 7413