Jardim da Reitoria recebe edição de julho da Meditação da Lua Cheia, sábado (12)

Imagem: Meditação no jardim da Reitoria reúne público crescenteNo próximo sábado (12), a edição de julho da Meditação da Lua Cheia será realizada a partir das 20h, no jardim interno da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853 – Benfica). A iniciativa da organização internacional Arte de Viver é realizada simultaneamente, em 15 cidades brasileiras e, em Fortaleza, ocorre em parceria com o Instituto de Educação Física e Esportes da UFC. A prática é conduzida pela Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver. É gratuita e aberta ao público.

Rejane Barotini esclarece que não é necessário o participante ter experiência prévia, pois a meditação é guiada, o que facilita a prática para iniciantes. É necessário apenas comparecer com roupas leves e confortáveis. O Iefes disponibiliza colchonetes para a prática, mas, se preferirem, as pessoas podem levar canga, tapete de ioga, manta ou toalha para sentar.

SEM ESTRESSE E COM BEM-ESTAR – Com doutorado em Educação pela UFC e formação em terapias corporais alternativas e ioga no Brasil, na Itália e na Índia, a Profª Rejane Barontini ministra as disciplinas Práticas Integrativas, Ioga e Meditação e Educação no Curso de Educação Física da UFC.  Ela ressalta como a prática da meditação contribui para a "diminuição do estresse e de doenças como hipertensão arterial, depressão, insônia, problemas digestivos, dores de cabeça e dores articulares". Acrescenta que meditação tem sido estudada "do ponto de vista da neurociência, explorando os benefícios dela sobre o cérebro e a imunidade".

Os alunos praticantes relatam que a meditação "traz um estado diferenciado para a mente, de mais calma, tranquilidade, maior foco e concentração", diz. A Profª Rejane justifica a realização da prática em noite de lua cheia lembrando que "a lua tem efeito muito específico nas marés e em toda a água do planeta, e o nosso corpo é 70% de água. Uma grande oportunidade de mergulhar no silêncio do seu Ser".

SAIBA MAIS – A Meditação da Lua Cheia ocorria no Aterro da Praia de Iracema. Mas desde junho, com os eventos da Copa do Mundo da FIFA 2014 ocupando aquela área, a prática passou a ser realizada no jardim da Reitoria, no Benfica. Com a mudança, o público tem sido crescente. Antes entre 50 e 100 pessoas compareciam. Na edição de junho, ocorrida numa sexta-feira (13), entre um feriado da Copa e o fim de semana, cerca de 200 pessoas estiveram presentes à Reitoria.

A Meditação da Lua Cheia também acontece em Aracaju (SE), Brasília (DF), Campinas, Indaiatuba, Santos e São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Niterói, Rio de Janeiro e Visconde de Mauá (RJ), Salvador (BA). Recife (PE) e Porto Alegre (RS), proporcionando momentos de congraçamento e paz. Saiba mais no site The Art of Living.

Fonte: Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – fone: 85 3366 9533